PUBLICIDADE
Notícias

Estudantes cearenses criam app que ajuda na escolha da profissão

Fornecendo informações de várias profissões, os usuários do app podem verificar funções e até realizar teste de aptidão

12:29 | 09/10/2015
NULL
NULL

Escolher qual a profissão seguir pode ser muito mais difícil do que se imagina. Pensando na dúvida de muitos alunos, estudantes cearenses da escola Frei Policarpo da cidade de Canindé (localizado a cerca de 120 km de Fortaleza) criaram um aplicativo para dispositivos móveis chamado 'Profissomos' capaz de ajudar outros estudantes na escolha da profissão certa a ser seguida. A iniciativa faz parte do projeto ‘Profissomos: Uma visão de futuro’ que visa incentivar os alunos do ensino médio a desenvolverem ideias inovadoras.

Segundo uma das idealizadoras do app, Emanuela Rocha, a Ideia de criar a ferramenta surgiu após vários alunos sentirem dúvidas sobre o que queriam seguir no futuro. “Eu sempre conversava com algumas amigas e elas não sabiam o que queriam cursar. Eu até sabia, mas não tinha muita informação. Então, uma amiga convidou para participar da feira cientifica da escola e tivemos a ideia de criar este aplicativo que também poderia ajudar vários estudantes”, afirmou Emanuela.

Emanuela alerta que a escolha de desenvolver para smartphones surgiu devido ao fácil acesso. “Hoje em dias todos os alunos possuem celular e fica muito mais fácil de eles visualizarem algo. Muitos sentem até preguiça de ir até o computador e ler textos enormes e isso faz com que eles fiquem desinformados sobre a profissão de desejo”, conta.

Disponível gratuitamente para o sistema operacional Android, o app é fruto de uma parceria entre os estudantes e o Instituto Federal do Ceará. “Todo o processo de programação do app foi realizado por toda a equipe pela internet e através de parcerias. Conseguimos ajuda do Instituto Federal e de algumas pessoas para desenhar os personagens do app”, disse a estudante.

[FOTO2] 

 

 

 

 

 

 

Atualmente, a ferramenta possui 24 profissões cadastradas. Após iniciar o app, os usuários poderão conferir informações, dicas, funções e até realizar um ‘quiz’ para saber a aptidão para a função.

Quando questionada sobre a escolha das profissões que compõe o aplicativo, Emanuela ressalta que as opções são fruto de uma pesquisa realizada dentro da instituição de ensino. “Quando nós decidimos fazer o app nós fizemos uma pesquisa com cerca de 609 alunos da escola. Nesta pesquisa, fomos de sala em sala fazendo questionários e as 24 profissões mais citadas nós incluímos na ferramenta”, disse.

Apoio

Por trás de todo o desenvolvimento, os estudantes destacam a importância da orientação da professora. “Tivemos uma orientação muito boa da professora Gabriela Furtado, ela sempre nos motivou e fez de tudo para a gente conseguir lançar este aplicativo. Sempre deixando possibilidades abertas, ela sempre apoiou e nos ajudou em todo o processo de criação”, ressaltou a estudante.

 

Redação O POVO Online

TAGS