PUBLICIDADE
Notícias

Campanha busca doador de medula óssea compatível com menina portadora de leucemia

Os voluntários ficam automaticamente no cadastro de doador de medula óssea e, além da possibilidade de ajudar Yasmine, podem vir a ser doadores de outras pessoas

09:06 | 19/10/2015
NULL
NULL

Yasmine Holanda Magalhães, de apenas 2 anos e seis meses, foi diagnosticada na última quinta-feira, 15, com leucemia mielomonocítica juvenil, doença rara cujo único tratamento, segundo a família, é o transplante de medula óssea. Achar um doador compatível é o principal objetivo da campanha #ajudeamine, que já conta com cerca de 1.800 “curtidas” na página oficial do Facebook.

Segundo a tia de Mine, Wanda Magalhães, o exame para verificar a compatibilidade pode ser feito no Hemoce, onde é colhida uma amostra de 5 a 10 ml de sangue. Os voluntários ficam automaticamente no cadastro de doador de medula óssea e, além da possibilidade de ajudar Yasmine, podem vir a ser doadores de outras pessoas que sejam compatíveis.

"Estamos correndo contra o tempo, porque sabemos da dificuldade de achar alguém compatível. O percentual de vida sem o transplante é pequeno para ela, é uma leucemia muito específica, que não possui tratamento por quimioterapia", explica Wanda.Yasmine foi internada no Hospital Albert Sabin no último dia 17 de setembro, após exames que constataram uma diminuição de plaquetas.

[SAIBAMAIS 2] "Ela estava com uma gripe simples de criança, uma febre e dor na garganta. Como os exames mostraram esse quadro, já ficamos assustados e foi preciso a internação até a descoberta da leucemia", conta a tia. Após ser diagnosticada, Yasmine voltou para casa e não pode mais sair para lugares com grande aglomeração de pessoas, correndo risco de pegar infecções que piorem seu quadro de saúde.

Antes da doença, no entanto, Wanda conta que a menina gostava bastante de brincar e passear. "Ela é muito inteligente, gosta de correr, assistir desenhos, passear. Esperamos que apareça alguém compatível e ela possa voltar a fazer tudo isso", frisa.

Serviço

Hemoce
Endereço: Av. José Bastos, 3390 - Rodolfo Teófilo
Atendimento:
- 7h30min às 18h30min, de segunda à sexta-feira
- 8h às 16h, aos sábados
- 8h às 13h, aos domingos

Podem doar: adultos de 18 a 55 anos que não tenham feito quioterapia ou radioterapida e que não sejam HIV positivo.

TAGS