PUBLICIDADE
Notícias

Arquivo Público do Ceará passará por reforma

O prédio, localizado na rua Senador Alencar, no Centro de Fortaleza, é tombado pelo Patrimônio Histórico Estadual. Obra custará cerca de R$ 2 milhões e prazo de entrega é de um ano. A ordem de serviço será assinada nesta quarta-feira, 20

10:28 | 19/10/2015
NULL
NULL

O Arquivo Público do Ceará, espaço destinado à pesquisa difusão de acervos documentais de interesse do Ceará e do Brasil, irá passar por uma completa reestruturação. A ordem de serviço da obra será assinada pelo governador Camilo Santana no próximo dia 20 de outubro, durante solenidade em comemoração ao Dia do Arquivista, no auditório da Secretaria da Cultura (Secult).

A obra custará cerca de R$ 2 milhões e o local, tombado pelo Patrimônio Histórico do Estado, ganhará uma área de armazenamento duplicada, uma biblioteca ampliada e uma sala de pesquisa repaginada. A reforma também beneficiará os frequentadores do Arquivo com novos banheiros, substituição da coberta, reforma do estacionamento e obras de acessibilidade. A previsão de conclusão da obra é de 12 meses.

Segundo o secretário da Cultura do Ceará, Guilherme Sampaio, o prédio - na rua Senador Alencar, 348, no Centro - encontra-se com sua estrutura comprometida e a necessidade de reparos é urgente. "O prédio encontra-se numa situação precária, com risco, inclusive, de danos ao acervo e, por isso, requer que iniciemos a obra o mais breve possível, sobretudo na parte elétrica e hidráulica. Ano que vem, o Arquivo Público completará 100 anos e precisa com urgência dessa reforma", disse.

Guilherme Sampaio adianta que, além da reestruturação física, o Arquivo Público passará por uma reforma conceitual. "O mais importante da reforma é o fato de deixarmos o equipamento em condições de segurança para receber o público. Além disso, o Arquivo passará por uma reforma conceitual, na maneira de atender o cidadão, com estratégias para democratizar o acesso aos equipamentos. Também passará a ter uma programação cultural, como oficinas, saraus, espetáculos, lançamento de publicações, dentre outros eventos", informou.

 

Atendimento ao público segue durante reforma

De acordo com o secretário, o público não será prejudicado com a reforma do equipamento. Todos os arquivos do Arquivo Público seguirão disponibilizados aos pesquisadores em um novo espaço, no caso os antigos galpões da RFFSA, ao lado da Praça da Estação, onde já funcionam a Biblioteca Pública Espaço Estação e as salas dos Conselhos Estadual de Política Cultural (CEPC) e de Preservação do Patrimônio Cultural (Coepa).

Qualquer cidadão pode ter acesso ao Arquivo Público. Como não há necessidade de agendamento, basta que chegue ao local e diga sobre o que quer pesquisar. "Não precisa agendamento. Temos salas de pesquisa e basta o cidadão se identificar na recepção e apresentar os eixos que deseja pesquisar. Se forem documentos em arquivos específicos, que precisem ser buscados, ele faz a solicitação e vem buscar um dia depois, mediante o pagamento de uma pequena taxa, que não chega a um real", explicou o secretário.

 

Biblioteca Pública deve ficar pronta em 2016

Outro equipamento pertenvente à Secult que está em reforma é a Biblioteca Pública do Ceará. Segundo o secretário, a previsão do término da obra é de 18 meses. "Até agora, o calendário está sendo cumprido corretamente. Já pagamos duas medições da obra e ela está caminhando dentro do prazo previsto. A ordem de serviço foi assinada em maio e a precisão é de que tudo esteja concluído em 18 meses. Enquanto isso, a biblioteca está funcionando no prédio da RFFSA e, lá, já estamos realizando alguns eventos culturais, como queremos fazer com o Arquivo Público", explicou.

 

Arquivo Público guarda documentos históricos do Ceará

O Arquivo Público do Ceará tem em seu acervo documentos do Poder Executivo, Judiciário e Legislativo do Estado do Ceará, compreendendo os períodos colonial, imperial e republicano. Dentre os principais arquivos, encontram-se documentos relativos à personalidades históricas do Ceará, como o atestado de óbito de Padre Cícero, relatos das viagens de Matias Beck ao Ceará e o inventário de Tristão Gonçalves e de Ana Triste, sua esposa.

 

SERVIÇO:

Assinatura da ordem de serviço da reforma do Arquivo Público

Local: Auditório da Secult (Rua Major Facundo, 500 - Centro, no Prédio do Cineteatro São Luiz, 6º andar)

Data: Terça-feira (20/10)

Horário: 9h às 12h30

 

Redação O POVO Online

 

TAGS