Após briga na rua, lutadores comentam caso e se dizem arrependidos
O POVO Online conversou com os dois lutadores envolvidos na confusão. Os atletas apresentaram versões diferentes sobre o conflito
Dois atletas se envolveram em uma confusão no último sábado, 3, durante a realização do Panamericano de Jiu-Jitsu da Confederação Brasileira de Lutas Profissionais, no Náutico Atlético Cearense, Meireles. Em um primeiro momento, eles teriam brigado dentro do ginásio, mas foram separados. Depois, a dupla entrou em conflito na calçada da avenida Abolição, de frente a um supermercado. A cena foi registrada em vídeo e circula entre os usuários do aplicativo WhatsApp.
O POVO Online conversou com os dois lutadores envolvidos na confusão, os faixas-pretas de jiu-jitsu Thiago Maia e Thyago Frota, das equipes Nova União e SAS, respectivamente. Os atletas apresentaram versões diferentes sobre a briga, mas disseram estar arrependidos.
Segundo Frota, Thiago vinha o ameaçando desde que uma luta contra um aluno de Maia foi marcada. "Tinha uma luta com o aluno dele no jiu-jitsu, ele resolveu tomar a dores. Ele disse que vinha atrás de mim, mas falei que tenho 30 anos e não vou lutar no meio da rua", comentou.
[VIDEO1]
Frota disse que participou do Pan Americano e, depois de se tornar o campeão na categoria médio, resolveu tomar um açaí na entrada do evento. Neste momento, segundo o atleta, Maia o atacou. "Estava saindo, fui tomar um açaí. Ele chegou e disse: e aí? Quando virei, ele já tentou me dar um murro. Logo depois, separaram a gente. Ele foi proibido de ficar no evento. Fiquei lá dentro e esperei entre 20 a 30 minutos para ir embora para não encontrar com ele", relatou.
Conforme Thyago, quando saiu do ginásio, encontrou Maia e um novo confronto, que foi filmado, começou. "Meu carro estava estacionado do outro lado do supermercado. Quando vi, ele já estava em cima de mim de novo. Ele me deu uma baiana (golpe usado no jiu-jitsu parar derrubar o adversário). Fiquei no chão, até perdi a chave do carro. Eu me defendi", contou. Frota ainda disse que registrou um Boletim de Ocorrência e que vai entrar com o processo contra Maia.
Já Thiago Maia contou à reportagem que "agiu de cabeça quente". Segundo o lutador, o conflito começou dentro do ginásio porque Frota teria o provocado na frente da sua esposa e dos seus alunos. "Eu estava saindo do ginásio e ele veio atrás de mim. Eu tinha que me defender e não tinha mais como fazer nada, infelizmente. Olhei para trás, ele já estava atrás mim", explicou.
Arrependidos
Com 14 anos de jiu-jitsu, Thiago Maia disse que está "muito triste" com a situação e que nunca tinha se envolvido com algo parecido. "Estou muito arrependido. Não quero passar por isso nunca mais. Já trabalho com o esporte há 14 anos. Sou amigo de todo mundo, de todas as equipes, não tenho intriga com ninguém. Foi um fatalidade", relatou Maia.
Frota também reforçou o discurso de arrependimento. "Eu me arrependo pela situação. Luto pelo esporte e isso mancha um pouco, mas só me defendi, não poderia deixar ele me bater. Sou um atleta que nunca havia brigado na vida, sou responsável, amigo de todo mundo. Todo mundo estranhou ao me ver defendendo de agressão. Minha meta é fazer o jiu-jitsu crescer", disse o atleta.