PUBLICIDADE
Notícias

SER IV estuda transferência da Feira da Parangaba

De acordo com a Secretaria Executiva Regional IV, um estudo está sendo feito para transferir a feira para um local próximo ao atual. Moradora denuncia construções irregulares na praça, desorganização no trânsito e outros problemas

11:20 | 23/09/2015
NULL
NULL
A Feira da Parangaba é, sem dúvida, um dos locais mais conhecidos da cidade. Situada no Pólo de Lazer do bairro, a feira é tradicional ponto de encontro dominical das pessoas que buscam comprar ou vender algo. O movimento deste comércio, entretanto, não agrada a todos. Alguns moradores das proximidades do local se queixam da desorganização e transtornos que a feira causa, tanto no próprio polo de lazer como também no trânsito da região.

Uma moradora, que preferiu não ser identificada, diz que é comum encontrar, aos domingos, veículos estacionados dentro do próprio polo de lazer e também nas ruas adjacentes, impedindo o fluxo do trânsito. "Quando tem feira, os carros ocupam todo esse espaço da calçada da praça, tomam essas ruas todas e impedem a gente de passar, porque ficam no meio da rua ou dentro do polo mesmo", denuncia.

Além do transtorno no trânsito, a moradora também reclama da desordem que a feira gerou no polo de lazer. Segundo ela, o comércio no local modificou bastante a rotina de quem frequentava o ambiente. "Anos atrás, as famílias frequentavam o lugar. A gente ia passear, andar de bicicleta, era um lugar onde fazíamos diversos programas familiares. Havia dois quiosques que, salvo engano, eram de responsabilidade da Prefeitura, a gente podia caminhar no polo, sem nenhum problema. Hoje em dia, construiram desordenadamente inúmeras barracas lá, sem autorização de ninguém; a desorganização toma de conta dessa feira. Tem gente, inclusive que mora no polo; a gente passa e vê as construções de alvenaria feitas na marra lá", afirma.

A moradora ainda disse que que havia um projeto de reforma do local, mas que esta obra nunca saiu do papel.

Prefeitura diz que fiscaliza local e tem planos de transferir feira

Em nota, a Secretaria Executiva Regional IV (SER IV), responsável pela área, disse que a Prefeitura de Fortaleza realiza operação integrada com a participação da própria Regional IV, AMC e Polícia Militar para coibir as irregularidades na Feira da Parangaba. Segundo a nota, no último domingo, 20, a fiscalização em conjunto resultou na apreensão de 25 motocicletas.

Com relação aos carros estacionados dentro do polo e nas ruas adjacentes, a Regional informa que a fiscalização é feita constantemente pela AMC e que, neste último domingo, foram registradas 167 autuações por estacionar sobre o canteiro do local e em lugares proibidos.

A SER IV também disse que executa um estudo para uma possível transferência da feira para um local próximo ao atual. A ação será realizada de forma dialogada com os feirantes, segundo a nota.

Por fim, com relação à segurança do local, o órgão disse que a Guarda Municipal de Fortaleza criou, recentemente, a Inspetoria de Proteção Urbana (Iprotu). Ela já atua com equipes fixas nas praças do Ferreira e dos Leões, localizadas no Centro, no Largo do Mincharia, localizado na Praia de Iracema e na praça Dom Helder Câmara, na Praia do Futuro. A ideia é que o trabalho se estenda para outros espaços públicos, como as feiras da Parangaba e Messejana.

Redação O POVO Online
TAGS