PUBLICIDADE
Notícias

No Dia Nacional da Árvore saiba como plantar a sua muda na calçada

O dia é escolhido para conscientizar as pessoas a preservar e plantar árvores. Nas regiões Norte e Nordeste, a comemoração é feita do dia 24 de março

12:42 | 21/09/2015
NULL
NULL

As árvores possuem um papel fundamental no combate às mudanças climáticas, principalmente em regiões predominantemente secas. E, para conscientizar a população em relação a importância da preservação ambiental, comemora-se nesta segunda-feira, 21, o Dia Nacional da Árvore. Nas regiões Norte e Nordeste, a celebração tem outra data, dia 24 de março.

Além das sombras provenientes dos grandes troncos, as plantas são responsáveis pela redução dos níveis de CO2 da atmosfera, pela preservação da biodiversidade e do fortalecimento de alimentos. Em cidades como Fortaleza, onde se predomina o clima seco, a necessidade do plantio de árvores se torna constante.

Segundo a agrônoma e diretora do departamento técnico de urbanização da Empresa Municipal de Limpeza e Urbanização (Emlurb), Rafaelle Dantas, em um ano, mais de 20 mil mudas de árvores foram plantadas na capital cearense. Fato que acelera a meta de arborização estipulada pela Prefeitura de Fortaleza de 35 mil mudas até dezembro de 2016.

No entanto, apesar dos grandes benefícios é preciso tomar muito cuidado com o plantio. Segundo Rafaelle, observar o tipo de árvore e sua estrutura é extremamente necessário para a segurança e biodiversidade da região. "Nós podemos plantar em calçadas árvores de pequeno e médio portes, desde que não sejam em baixo de fiações elétricas. Além disso, é ideal que as pessoas optem pelo plantio de árvores nativas, porque estimulam a biodiversidade local e não evitam o crescimento de outras árvores na região", afirmou a agrônoma.

Com a intenção de incentivar cada vez mais o plantio, duas ações estão colaborando para que a meta estabelecida seja cumprida: o projeto Árvore na Calçada e a distribuição de mudas em locais de lazer em Fortaleza. No entanto, a participação da população é importante para o desenvolvimento ambiental. "Para buscar um conforto maior para todos é necessário que toda a população ajude a plantar e a cultivar essas árvores, afirma Rafaelle.

Como plantar

Rafaelle explica que quando falamos em áreas relativamente verdes é necessariamente discutido as áreas permeáveis. Ainda segundo a agrônoma, árvores como o Pau Branco (Cordia oncocalyx) da caatinga são bem adequadas para o cultivo na Capital.

Para realizar o plantio, a agrônoma alerta para os procedimentos. “Para plantar é necessário abrir um berço nas calçadas, antigamente chamado de covas, colocando adubo irrigado e areia. Após o plantio, é necessário que se tenha o cuidado com o irrigamento. Na primeira semana é necessário que a muda seja aguada todos os dias e após os três meses o ideal é um dia sim e outro não”, explica Rafaelle.

No futuro

De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), até o ano 2050 a população mundial deve atingir a marca de 9,5 bilhões de pessoas. Estatística que deve exigir uma maior demanda por madeira e um elevado consumo de energia para uso industrial. Com isso, conforme a organização, cerca de 210 milhões de hectares devem ser replantados em todo o mundo para suprir as necessidades de consumo mundial.

 

Redação O POVO Online

TAGS