PUBLICIDADE
Notícias

Garis protestam contra mais de 700 demissões e atraso de salários

Os manifestantes realizaram ato no Paço Municipal e denunciaram acúmulo de lixões na cidade. Grupo pede pagamento de dois meses de salários atrasados. Prefeitura diz que não houve demissão de garis ou outro servidor da área de limpeza

11:31 | 08/09/2015
NULL
NULL

Atualizada às 15h50min

Garis de Fortaleza protestaram contra demissões e atraso de salários, na manhã desta terça-feira, 8, em frente ao Paço Municipal, no Centro. Os manifestantes iniciaram uma concentração, por volta de 6h30min, na Praça da Bandeira, de onde seguiram em caminhada até a sede da Prefeitura. Uma comissão foi recebida e o ato terminou por volta das 14 horas, conforme o Sindicato dos Trabalhadores de Asseio, Conservação e Limpeza Pública do Ceará (Seeaconce).

O presidente do Seeaconce, Maury Maia, diz que cerca de 500 trabalhadores – de duas empresas terceirizadas que prestam serviços à Ecofor Ambiental e à Prefeitura – paralisaram os serviços de limpeza nas principais avenidas da cidade. Ele denuncia a demissão de mais de 700 garis, no primeiro semestre de 2015, com retirada de circulação de 150 caçambas de lixo. 

“Esses garis fazem a limpeza das ruas, canais e coleta de lixo na capital. A questão é que o prefeito não paga os funcionários e está demitindo os garis sem explicação. Quem sofre é a cidade, que fica imunda, com lixões acumulados em avenidas”, frisa o presidente.

De acordo com Maury, ele e outros três diretores do sindicato, o presidente da Central dos Trabalhadores e quatro garis foram recebidos por um procurador e três assessores da Prefeitura. ''A paralisação segue durante o dia de hoje, mas nos informaram que as questões salariais e de demissões vão ser definidas com as [empresas] terceirizadas", detalhou. Uma nova reunião foi foi agendada para a manhã desta quarta-feira, 8, às 8h30min, na sede do Ministério do Trabalho.

%2b Veja fotos do protesto dos garis no Paço Municipal

''Os atrasos são constantes, e os que foram demitidos em julho e agosto ainda nem receberam a rescisão. Tem gente que saiu de férias e está sem receber”, destaca o presidente. A categoria estima que houve adesão de 90% dos funcionários, que ganham, em média, R$ 842 (fora os benefícios por insalubridade).

“A população merece, no mínimo, uma cidade limpa”, completa Maury. Alguns garis levaram mulheres e filhos para o protesto no entorno do Paço.

[FOTO2]

Procurada, a Secretaria da Conservação e Serviços Públicos (SCSP) disse que não houve, por parte da Prefeitura de Fortaleza, nenhuma demissão de gari ou outro servidor da área de limpeza da administração municipal. "O poder público municipal está realizando o serviço de coleta domiciliar ininterrupta e normalmente, dentro do calendário programado pela concessionária'', completou, em nota.

O POVO Online entrou em contato com a Ecofor Ambiental, concessionária da Prefeitura e responsável pela gestão de resíduos sólidos urbanos. A empresa afirmou, em nota, '' que não possui débitos em seus pagamentos e vem cumprindo rigorosamente o plano de trabalho estabelecido pela Prefeitura Municipal de Fortaleza''.

 

TAGS