PUBLICIDADE
Notícias

Bebês dividem mesmo berço no hospital César Cals, denuncia sindicato

Superlotação na unidade é "recorrente", segundo os servidores da unidade no bairro Centro. O HGCC disse, por meio de sua assessoria, que o hospital passou por reforma e equipamentos estão sendo instalados

15:11 | 14/09/2015
NULL
NULL

Três bebês em um mesmo berço e 21 mães dividindo um espaço destinado a 10 mulheres. Esse foi o cenário encontrado pela presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Ceará (Sindisaúde), na manhã desta segunda-feira, 14, na sala de partos do Hospital Geral César Cals (HGCC), no bairro Centro.

Segundo a presidente, Marta Brandão, ela participava de uma reunião com os funcionários, quando foi chamada para ver a situação que é “recorrente”. “É uma cena que os profissionais já estão acostumados. São recém-nascidos de mães diferentes, mas com a lotação, dormindo no mesmo berço. Um desrespeito às mãezinhas, aos bebês e aos funcionários”, explica.

Marta denuncia que a sala de parto da unidade possui capacidade para atender apenas dez pacientes, mas no momento em que esteve no local, 21 mães dividiam o espaço “uma por cima de outra”. ‘’Muitas mulheres eram atendidas em macas no chão, sem as mínimas condições de higiene. E eram 23 mulheres, mas duas foram transferidas”, completa.

O POVO Online procurou a assessoria do hospital César Cals, que explicou que o Governo do Estado está concluindo uma reforma no local, na maternidade e no setor neonatal da unidade. Ao todo, o HGCC possui 36 leitos de médio risco e 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva Neonatal.

''As obras já foram concluídas. Está sendo finalizada a instalação dos equipamentos. Outras medidas e ações foram adotadas pelo Governo do Estado, através da Secretaria da Saúde, para acolher melhor às mães que chegam à emergência do Hospital César Cals. O Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar, apoio e retaguarda do HGCC, foi reformado e ampliado e conta com 24 leitos de alojamento conjunto e mais 10 leitos de média complexidade’’, completou a unidade, em nota.

[FOTO2] 

Redação O POVO Online
TAGS