PUBLICIDADE
Notícias

Se nenhum novo caso for registrado, Ceará pode interromper surto de sarampo em 30 dias

O último caso foi confirmado em Paracuru, no dia 13 de junho. A OMS estabelece mínimo de 90 dias sem registros para encerrar surto

19:13 | 14/08/2015

Se nenhum novo caso for registrado, em 30 dias o Ceará  poderá interromper a cadeia de transmissão do sarampo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o surto da doença só é considerado encerrado após 90 dias da última confirmação de caso. A data do último enxatema (erupção cutânea característica da doença) é 13 de junho, no município de Paracuru.

 

Em Fortaleza, onde 70 dos 164 casos de 2015 foram confirmados (mesmo número da cidade de Caucaia), nenhuma ocorrência de sarampo é registrada desde 28 de maio. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado nesta sexta-feira, 14, pela Secretaria do Estado do Ceará (Sesa), 12 municípios confirmaram casos de sarampo este ano, sendo 44 (26,8%) ocorrências em jovens de 20 a 29 anos de idade.

 

A segunda faixa etária mais infectada foi a de seis meses a um ano, com 25 casos.  Oito ocorrências da doença ainda estão em investigação, em três cidades (dois em Fortaleza, um em Crateús e cinco em Caucaia).   

 

VACINAÇÃO

 

Trinta e três dos 184 municípios cearenses estão com cobertura vacinal abaixo de 95% em relação à primeira dose de tríplice viral e 53% (98 cidades) em relação à segunda dose. Entre março e junho deste ano, a estratégia de vacinação foi intensificada na população de cinco a 29 anos nos municípios de Fortaleza, Caucaia e Itaitinga; e na população de cinco a 39 anos, em Paracuru. Foi exatamente neste período que houve recuo do número de casos.

 

 

 

Redação O POVO Online

TAGS