PUBLICIDADE
Notícias

Morre empresário Zé Maria Bel, dono do Badubel Bar

Conhecido por fazer cover do cantor Belchior, Zé Maria Bel morreu vítima de complicações cardíacas

09:26 | 28/08/2015
NULL
NULL

Atualizada às 18h40min do dia 28.8

Morreu, nesta sexta-feira, 28, o empresário José Maria Cosme da Silva, mais conhecido como Bel, proprietário do Badubel, um dos mais famosos bares do bairro de Fátima. Nos últimos meses, Bel passou por algumas internações, devido a problemas cardíacos.

O apelido Bel vinha da grande admiração e semelhança do empresário com o cantor Belchior. Em seu estabelecimento, o Badubel, havia sempre apresentações de diversos artistas da cena independente e da produção autoral, sobretudo às sextas e sábados.

O corpo do empresário foi velado na funerária Plasa, na avenida Domingos Olímpio e seu sepultamento ocorreu as 11h no Cemitério Parque da Paz.

 

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará se manifestou sobre o falecimento do empresário e enviou um nota de pesar. Leia abaixo:

 

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará manifesta profundo pesar pelo falecimento de José Maria Cosmo da Silva, o José Maria Bel, registrado no final da noite desta quinta-feira, 27/8. Personagem de Fortaleza, José Maria, que se despediu de nós aos 64 anos, era conhecido pelo amor ao ídolo, o cantor e compositor cearense Belchior.

 

Além de prestar tributo ao grande cantor sobralense, José Maria se tornou conhecido e querido em Fortaleza a partir do Badubel, casa marcada pela descontração, pela atmosfera de informalidade e simplicidade, pelo carinho com que ele sempre recebeu a todos, fazendo questão de cumprimentar um a um cada frequentador.

 

A casa sempre foi um espaço também para os músicos de Fortaleza, da cena independente e da produção autoral, com inúmeras apresentações e espaço aberto para "canjas" em que muitos novos cantores, compositores e instrumentistas foram revelados. Muitos músicos de renome nacional, em visita a Fortaleza, também passaram pelo espaço, cujas paredes guardam fotos de José Maria Bel ao lado de Belchior, além de diversas caricaturas do cantor e compositor.


José Maria teve em um evento promovido pela Secult, a celebração do Dia Nacional da Cultura, em 5 de novembro de 2013, um dos momentos de maior alegria para ele: cantar em um palco de grande porte, na Praça do Ferreira, com uma banda formada por grandes instrumentistas cearenses sob direção musical do guitarrista Mimi Rocha, prestando tributo ao ídolo. O mesmo show foi depois adaptado para a Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, com grande público e entusiasmados aplausos.

 

De acordo com a família, José Maria partiu às 23h31 desta quinta-feira. O velório acontece na funerária Plaza Alvorada, na Avenida Domingos Olímpio, com o sepultamento às 11h, no Parque da Paz. A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará presta homenagem a esse personagem da música e da cidade, solidarizando-se com todos os familiares, amigos, colegas e frequentadores que fizeram do Badubel um espaço importante para Fortaleza e a cena musical cearense.

 

Guilherme Sampaio

Secretário da Cultura do Estado do Ceará

 

[VIDEO1]
TAGS