PUBLICIDADE
Notícias

Mais de 60 adolescentes fogem de centro educacional no bairro Passaré

Com capacidade para 90 adolescentes de 16 a 21 anos, o centro operava acima da capacidade; adolescentes devem ser encaminhados para novo centro

08:54 | 29/08/2015

Atualizado às 17h45min

O Centro Educacional São Miguel, no bairro Passaré, registrou na noite da sexta-feira, 28, a fuga de, pelo menos, 68 adolescentes. Até a tarde deste sábado, 29, o Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca) afirmava que três adolescentes haviam sido recapturados. No entanto, segundo a Polícia Militar, cinco jovens foram encontrados durante a noite e a madrugada nas proximidades da unidade. A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) não tem informações oficiais.

Responsável pelo centro educacional, a STDS afirma que foram abertos inquéritos a causa da fuga e o levantamento da quantidade de adolescentes no local. Com capacidade para 90 adolescentes de 16 a 21 anos, segundo a secretaria, o centro operava acima da capacidade. No entanto, o excesso não foi divulgado. A secretaria também não soube informar o que resultou no início da fuga. A estimativa é de que cerca de 68 adolescentes fugiram.

[SAIBAMAIS 3]
Conforme informações de um instrutor, que não quis se identificar, o motim começou por volta das 20h30min da sexta-feira, quando dois dos adolescentes disseram estar passando mal. Com isso, os outros internos ficaram agitados. Enquanto os jovens eram socorridos, os educadores foram rendidos e ocorreu a fuga. Os adolescentes ainda incendiaram colchões e quebraram as grades das celas.

O coordenador do centro educacional, Valdenir Valentim Alencar, classificou o episódio como “princípio de motim”.

Cedeca
O Cedeca, o Ministério Público do Estado do Ceará e o deputado Renato Roseno (Psol), integrante da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Ceará, estiveram no local na manhã de hoje. Através da assessoria de imprensa, o Cedeca afirmou que foram recapturados três jovens, dois deles pela Polícia e um reconduzido pela família.

O Cedeca destacou que a estrutura do local é precária e que o centro funcionava com cerca de 215 adolescentes na noite da fuga. A STDS nega a precariedade, mas destaca que, na próxima semana, alguns internos devem ser reconduzidos para uma nova unidade no bairro Canidezinho.

O Centro Educacional São Miguel atende, em regime de internação provisória, adolescentes do sexo masculino em conflito com a Lei, enquanto aguardam a conclusão do processo de apuração do ato infracional pelo Juizado da Infância e da Juventude. Apesar da fuga, o atendimento foi normalizado, segundo a STDS. 

O Batalhão de Choque tem feito buscas na região à procura dos adolescentes, mas O POVO Online não conseguiu contato para atualizar o total de recapturados.

Erramos: A primeira versão desta matéria dizia que a capacidade do Centro Educacional São Miguel é de 220 adolescentes e que a unidade funcionava abaixo da capacidade. O correto é que a capacidade é de 90 adolescentes, segundo a STDS, e operava com número maior do que o estabelecido. 

Redação O POVO Online

TAGS