PUBLICIDADE
Notícias

Hospital Universitário passa a realizar cirurgia rara de câncer no peritônio

No Ceará, ainda não havia registro de realização deste tipo de procedimento como modalidade terapêutica regular nos hospitais públicos

20:50 | 13/08/2015

A carcinomatose peritoneal, um tipo de câncer no peritônio, uma membrana que recobre órgãos localizados no abdômen, já pode ser tratada no Ceará. O Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) passa a oferecer o serviço, após realizar a primeira cirurgia do tipo na unidade.

No Brasil, são poucas as unidades hospitalares que oferecem o procedimento, e no Ceará, ainda não havia registro de realização deste tipo de procedimento como modalidade terapêutica regular nos hospitais públicos.

De acordo com a Universidade Federal do Ceará (UFC), o responsável pela equipe multidisciplinar do hospital universitário, do Serviço de Cirurgia Oncológica do HUWC, Marcelo Leite, explica que os métodos tradicionais utilizados no tratamento desse tipo de câncer não obtinham tanto êxito.

Após décadas, com a introdução de uma nova técnica, que consiste em duas fases, a cirúrgica e a “quimioterapia intraperitoneal com hipertermia”, os resultados foram se modificando, explica o médico.

Ainda conforme a UFC, o hospital já adquiriu o equipamento para a quimioterapia necessária nestes casos.

O HUWC é uma unidade pública e a cirurgia é oferecida por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Redação O POVO Online

TAGS