Fórum Cocó propõe poligonal de 1.435 ha e suspensão de obras
O Fórum, que reúne 20 entidades, delimitou a poligonal e pede que pelo menos 10 obras do entorno do parque sejam suspensas
Após sete meses de discussões envolvendo 25 entidades, o Fórum Permanente Pela Implantação do Parque Ecológico do Cocó (Fórum Cocó) elaborou proposta final para criação da Unidade de Conservação (UC). Foram delimitados 1.435 hectares como poligonal, que deverá ser regulamentada através de decreto do Governo do Estado.Entre as propostas, o pedido de que as desapropriações necessárias aconteçam após a regulamentação e que haja suspensão de pelo menos 10 obras (entre já executadas e previstas) no entorno do parque.
O documento que apresenta as propostas será analisado pelo governador Camilo Santana, que prometeu regulamentar o Parque do Cocó até o fim de 2015. Não há, entretanto, até o momento, nenhuma definição sobre os estudos que deverão definir a poligonal e as intervenções a serem feitas na área.
"Nó avançamos na proposta de regulamentação do Cocó, mas ainda não finalizamos. É complexa, precisa analisar os aspectos legais, territoriais, fundiários... Não é fácil, porque ali existem vários proprietários. Nós estamos analisando a situação de cada um, vendo qual o tamanho do terreno, o que é área de preservação permanente e o que não é. Além do valor de cada área. O Governo precisa ter muita responsabilidade. Não sairá barato a regulamentação do Cocó", afirmou o titular da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Artur Bruno.
O Fórum foi proposto em manifesto público no dia 20 de janeiro deste ano pelo procurador-chefe do Ministério Público Federal do Ceará, Alessander Sales.
Redação O POVO Online