PUBLICIDADE
Notícias

AMC começará a multar quem transita com velocidade maior que 40km/h no entorno do Cocó

Nesta quinta, 6, o aparelho funcionará de forma educativa

18:50 | 05/08/2015
NULL
NULL

O controlador de velocidade nos trechos das Avenidas Engenheiro Santana Júnior e Antônio Sales começará a aplicar multas para quem ultrapassar a velocidade de 40Km/h a partir da próxima segunda-feira, 10. No período desta quinta-feira, 6, até o domingo, 9, o aparelho funciona, mas em regime educativo.

O planejamento desta fiscalização nas imediações do Cocó é da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC). Anteriormente, a velocidade máxima permitida na via era de 60Km/h.

Segundo a AMC, as áreas com o novo limite de velocidade possuem sinalização indicando ao motorista sobre a mudança, que ocorre nos dois sentidos da Avenida Engenheiro Santana Júnior, desde a Avenida Padre Antônio Tomás, entre os viadutos da Avenida Almirante Henrique Sabóia, na Via Expressa, e da Avenida Engenheiro Santana Júnior.

Ainda conforme o órgão, a mudança se deu após o aumento do número de atropelamentos naquela área. Estudos comprovam que o risco de ferimentos graves ou mortes de pedestres aumenta com a velocidade. "Ao ser atingido por um veículo a 40 km/h, um pedestre tem por volta de 35% de probabilidade de falecer em decorrência do atropelamento. A 60 km/h, essa probabilidade aumenta para cerca de 98%, anulando praticamente a chance de sobrevivência", divulgou a AMC.

Infração

A infração mais cometida pelos motoristas cearenses é o excesso de velocidade. O valor da multa varia de R$ 85,13 a R$ 574,62. Segundo o Art. 218 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar em velocidade superior à máxima permitida para o local, medida por instrumento ou equipamento hábil, em rodovias, vias de trânsito rápido, vias arteriais e demais vias, constitui-se como:

I: Infração média (quando a velocidade for superior à máxima em até 20%)

II: Infração grave (quando a velocidade for superior à máxima em mais de 20% até 50%)

III: Infração gravíssima x 3 (quando a velocidade for superior à máxima em mais de 50%)

TAGS