PUBLICIDADE
Notícias

Parklets serão regulamentados no próximo sábado

Os equipamentos funcionam como minipraças, ocupando antigas vagas de estacionamento. Em Fortaleza, apenas um equipamento do tipo está em operação

17:05 | 23/07/2015
NULL
NULL
O decreto que regulamenta a instalação de parklets pela cidade será assinado no próximo sábado, 25, pelo prefeito Roberto Cláudio (Pros). Os equipamentos funcionam como minipraças, ocupando área que, anteriormente, serviam como vagas de estacionamento para veículos.

A regulamentação dos espaços era prevista pela Prefeitura de Fortaleza desde junho do ano passado, quando foi instalado equipamento do tipo na avenida Beira Mar, em frente ao espigão da avenida Rui Barbosa.
 
O parklet deveria permanecer no local por apenas um mês, mas recebeu autorização para continuar ocupando a área. Até hoje, ele é a única unidade do gênero na Capital.
[SAIBAMAIS2]
Pelo decreto, os parklets poderão ser implantados por pessoa física, jurídica ou pela própria administração pública. Quando o interessado for um particular, deverá apresentar o projeto na Secretaria Regional do bairro onde deseja instalar o equipamento.

Se aprovada a proposta, a pessoa virará permissionária por dois anos prorrogáveis por mais dois anos. O interessado poderá fixar placa com seu nome ou logomarca, explicitando que é o responsável pela manutenção daquele espaço.
 
Fortaleza foi a primeira cidade do Norte-Nordeste a permitir a instalação de um parklet, quando garantiu a montagem de um equipamento do tipo em 2013, no evento anual de decoração Casa Cor Ceará.

Idealizados na cidade de São Francisco, nos Estados Unidos, a proposta dos parklets é  criar mais espaços de convivências e encontros nas grandes cidades em espaços antes ocupados por automóveis. No Brasil, a primeira iniciativa do gênero ocorreu em São Paulo.
 
Redação O POVO Online 
TAGS