PUBLICIDADE
Notícias

Entenda as novas regras de restrição de acesso de caminhões

02:00 | 31/07/2015
Nas vias de circulação restrita, a sinalização vertical indicará a proibição para todos os caminhões. Não é autuado o veículo dentro do tamanho padrão, desde que tenha liberação autorizada pela AMC após cadastro. Para veículos maiores, há casos que recebem autorizações especiais. Os casos excepcionais também precisam ser liberados após cadastro.

Quais são os caminhões dentro do padrão permitido?
A portaria n° 83/2015 libera a circulação do Veículo Urbano de Carga (VUC) com dimensões de largura máxima de 2,20 metros, comprimento total máximo de 6,50 metros e altura total, incluindo a carga, de 4,40 metros. É possível cadastrar veículos adaptados, com documento que atesta a conformidade com o padrão VUC de Fortaleza, obtido em instituição licenciada pelo INMETRO.

O cadastro de caminhões VUC tem validade de 12 meses e pode ser suspenso caso sejam constatadas irregularidades dos documentos apresentados.

Quais outros veículos têm liberação nas vias?

- Fora da definição de VUC, prestadores de serviços de utilidade têm circulação resguardada, mediante cadastro e aprovação da AMC.

- Veículos de manutenção e reparo de redes de energia elétrica, de água e esgotos, de gás combustível canalizado e de comunicações; Serviços normais de conservação, manutenção e sinalização viária de rotina, quando a serviço de órgão ou entidade executiva de trânsito; Veículos de socorro mecânico de emergência; Veículos especiais para transporte de valores e para recolhimento de lixo a serviço da administração pública.

- Veículos para recolher lixo, entulhos e poda, não caracterizados e destinados especificamente a atividades de serviço de utilidade pública e a serviço da municipalidade;

- Caminhões poliguindaste para coleta de resíduos sólidos em caçambas estacionárias

Quem pode pedir autorizações especiais para circular?
As autorizações especiais de trânsito para caminhões fora do padrão de VUC têm períodos máximos estabelecidos e dependem de análise na AMC após cadastro.

1. Caminhões para execução de obras ou serviços de emergência, em casos que exigem atendimento imediato para salvaguardar a segurança da população e não podem ser interrompidos, sob pena de danos à coletividade.
Período: Prazo máximo de 48 horas ou tempo superior, estendido caso seja necessário.
2. Caminhões de até dois eixos traseiros para transporte de produtos perigosos de consumo local. Os produtos previstos são óleo diesel, gasolina, gás natural, gás de petróleo, ar comprimido, ar líquido refrigerado, argônio comprimido, argônio líquido refrigerado, nitrogênio comprimido, nitrogênio líquido refrigerado, oxigênio comprimido, oxigênio líquido refrigerado e álcool combustível.
Período: de segunda a sexta-feira, das 10h às 16 horas.
3. Veículos para materiais pesados em obras de construção civil. São eles: caminhões basculante para fornecer areia brita e remover terra e entulho de escavações, caminhões para transportar equipamentos e para concretagem e bombeamento de concreto.
Período: de segunda a sexta-feira, das 10h às 16 horas.
4. Caminhões para transporte de cargas indivisíveis e excedentes em peso e/ou dimensões. A exigência é de estrutura, estado de conservação e potência motora compatíveis com força e tração exigidas.
Período: validade definida para cada caso, com solicitação a ser feita na sede da AMC.
5. Caminhão no trajeto de entrada ou saída de vaga própria ou locada para estacionamento próprio em imóveis na área com restrição.
Período: validade definida para cada caso.
6. Caminhões de tanque de água potável para abastecer hospitais.
Período: validade definida para cada caso.

Como fazer o cadastro?
O cadastro será feito em formulário eletrônico disponível no site da AMC (http://www.fortaleza.ce.gov.br/amc) a partir da segunda-feira, 3. Login e senha serão o mesmo para quem cadastrar mais de um veículo. De forma presencial, o cadastro será feito na Central de Atendimento da AMC.

Central de Atendimento:

Rua Monteiro Lobato, nº 53, Bairro de Fátima. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, de 8 às 18hs. Telefone: (85) 3025-0081.

Vias com restrições para circulação de caminhões
Corredor com restrição total:
Avenida Monsenhor Tabosa
Corredores com restrição de horários:
- Av 13 de Maio (entre rua Senador Pompeu e av. Visconde do Rio Branco)
- Av. Pontes Vieira (entre av. Visconde do Rio Branco e av. Senador Virgílio Távora)
- Av. Senador Virgílio Távora (entre a av. Pontes Vieira e av. da Abolição)
- Av. Desembargador Moreira (entre av. Pontes Vieira e av. Antônio Justa)
- Av. Barão de Studart (entre a av. Pontes Vieira e a av. Presidente Jonh Kennedy - Beira Mar)
- Av. Rui Barbosa (entre rua Deputado Moreira da Rocha e av. Antônio Sales) - INCLUÍDA
- Rua Deputado Moreira da Rocha (entre a rua Tenente Benévolo e a av. Barão de Studart)
- Rua Tenente Benévolo (entre a av. Barão de Studart e a av. Dom Manuel)
- Rua Costa Barros (entre a av. Barão de Studart e a av. Dom Manuel)
- Av. Santos Dumont (entre a av. Dom Manuel e a av. Jangadeiro)
- Rua Pinto Madeira (entre a av. Dom Manuel e a av. Barão de Studart)
- Rua Eduardo Garcia (entre a av. Senador Virgílio Távora e a rua Marechal Rondon)
- Rua Padre Valdevino (entre a av. Desembargador Moreira e av. Visconde do Rio Branco)
- Av. Heráclito Graça (entre av. Visconde do Rio Branco e av. Barão de Studart) - INCLUÍDA
- Rua Beni de Carvalho (entre a av. Jangadeiro e a av. Desembargador Av. Antônio Sales (entre a av. Visconde do Rio Branco e a Rua Prof. Aderbal N. Freire)
- Av. Dom Luis (entre a rua Tibúrcio Cavalcante e a rua Frederico Borges)
- Rua Júlio Abreu (entre a rua Frederico Borges e a rua Antônio Justa)
- Rua Frederico Borges (entre a rua José Justa e a rua Júlio Abreu)
- Rua Frei Mansueto (entre a rua Júlio Abreu e a av. da Abolição)
- Avenida Professor Gomes de Matos - INCLUÍDA

Áreas com restrição de horários
Área 1 - Centro
Quadriláteros limitados pelas vias:
Ao Norte: Rua Castro e Silva (inclusive) entre Av. do Imperador (exclusive) e rua Conde D’eu (exclusive); Rua Castro e Silva (inclusive) entre rua 24 de Maio e Rua Conde D’eu (exclusive); Ao Leste: Rua Conde D’eu/Av. Visconde do Rio Branco (exclusive), entre Rua Castro e Silva (inclusive) e Av. Domingos Olímpio (exclusive); Ao Sul: Av. Domingos Olímpio (exclusive), entre Av. do Imperador (exclusive) e Av. Visconde do Rio Branco (exclusive); Ao Oeste: Av. do Imperador (exclusive), entre a Rua Castro e Silva (inclusive) e Av. Domingos Olímpio (exclusive).

Área 2 - Grande Aldeota
Quadriláteros limitados pelas vias:
Ao Norte: Av. Antônio Justa (exclusive), entre a Av. Barão de Studart (inclusive) e a Av. Desembargador Moreira (inclusive); Av. da Abolição, entre a Av. Desembargador Moreira (inclusive) e a Av Senador Virgílio Távora (inclusive); Ao Leste: Av. Senador Virgílio Távora (inclusive) e Av. da Abolição (exclusive) e Av. Padre Antonio Tomás (exclusive); Ao Sul: Rua João Carvalho/Rua Padre Antônio Tomás (exclusives), entre a Av. Barão de Studart (inclusive) e Av. Senador Virgílio Távora (inclusive); Ao Oeste: Av. Barão de Studart (inclusive), entre a Rua João Carvalho (exclusive) e Av. Monsenhor Tabosa (exclusive).
TAGS