PUBLICIDADE
Notícias

Confira 12 benefícios do consumo de aveia

De acordo com o nutricionista Romário Sant'ana, o cereal é o único a contar com as avenantramidas, um grupo de substâncias antioxidantes ainda pouco conhecidas

18:54 | 28/07/2015
NULL
NULL

Adaptada ao clima e solo brasileiros, principalmente da região sul, a aveia é um dos cereais mais ricos e nutritivos, o que a torna um importante complemento nutricional, especialmente para crianças e grávidas.

Além de conter ferro, vitamina E, ácido fólico e de ser boa fonte de proteínas e rico em fibras, o "super grão" contém um grupo de substâncias ainda pouco conhecidas: as avenantramidas.

Em visita ao Espaço O POVO de Cultura e Arte na tarde desta terça-feira, 28, o nutricionista consultor da Quaker, Romário Sant'ana, ressaltou a existência desse grupo de substâncias encontrado apenas na aveia. "As avenantramidas são substâncias antioxidantes, antienvelhecimento que inibem a formação de radicais livres", explica Sant'ana.

[FOTO2]

 

 

 

 

 

 

 

Além de ser uma aliada para melhorar a qualidade de vida, a aveia pode ser encontrada na forma de farinha, flocos e farelo, o que possibilita sua inclusão de forma fácil e variada na culinária.

"A aveia pode substituir parte ou toda a farinha de trigo. É possível ainda adicionar uma colher do cereal no feijão, por exemplo, e enriquecer as refeições", sugere o nutricionista.

O Ministério da Saúde recomenda o consumo de 25g de fibras (a aveia é rica em fibras) por dia, enquanto que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Food and Drug Administration (FDA) recomendam 40g do farelo de aveia (cerca de duas colheres de sopa)  por dia para controle do colesterol alto.

Aveia x glúten


A única contraindicação da aveia, segundo Sant'ana, é para pacientes com doenças celíacas (alergia ao glúten), pois "há possibilidade de conter traços de glúten".

Isto se deve ao próprio processo de plantio da aveia, considerando que pode haver algum tipo de contato do grão com os cereais que contenham glúten, como trigo, cevada e centeio. Por sua natureza, a aveia não contém glúten.

Confira benefícios do consumo de aveia:

1 - Controle do colesterol;
2 - Controle da glicemia;
3 - Controle do peso;
4 - Maior saciedade;
5 - Fonte de fibras;
6 - Ação antivelhecimento;
7 - Formação do tubo neural do feto, por ser fonte de ácido fólico;
8 - Ajuda na prevenção de doenças intestinais, como síndrome do intestino irritável e câncer de cólon;
9 - Auxília na formação dos tecidos corpóreos, como ósseo e mamário;
10 - Alívio da constipação;
11 - Prevenção da anemia por conter ferro;
12 - Redução do risco de doenças cardíacas.

Redação O POVO Online
TAGS