PUBLICIDADE
Notícias

Parque Rio Branco encerra a Semana do Meio Ambiente

Organizado pelo Movimento Proparque, a Festa da Vida ocorre anualmente com o objetivo de oferecer novas experiências para os visitante do Parque Ecológico Rio Branco

16:49 | 07/06/2015
NULL
NULL

A cuíca rasgou o silêncio do parque anunciando a roda de samba de logo mais. Pelo outro lado, o teclado marcava o som das românticas serestas, enquanto crianças corriam na areia, descobrindo o lugar. Teve ainda aulas de tai-chi-chuan, ciranda e outras diversões. Foi assim que Festa da Vida animou neste domingo, 7, o Parque Ecológico Rio Branco, na avenida Pontes Vieira. O evento marcou, na Capital, o fim da programação da Semana do Meio Ambiente.

%2b Veja as fotos!

Pensado pelo Movimento Proparque, a festa reuniu 37 ONGs e movimentos sociais no espaço para demonstrar “atividades em favor da vida”. Das 10h às 18h de ontem, a programação contou com exposição de artesanato, prática de exercícios físicos e apresentações artísticas.

“A nossa ideia é fazer o Parque Rio Branco ser conhecido por mais pessoas. Aqui, elas estabelecem uma relação afetiva, o que contribui para a nossa luta de preservação do lugar”, comenta o jornalista Ademir Costa, integrante do movimento e um dos organizadores da festa.

O movimento já conta 20 anos de articulação pelo espaço. Nasceu da vontade de um grupo de moradores do bairro preocupados com as sucessivas agressões ambientais da área. A regulamentação do lugar como parque era um dos principais pedidos, o que já ocorreu por decreto assinado pela Prefeitura de Fortaleza em janeiro de 2014. A defesa, porém, continua.

“Não queremos o parque pelo parque. Queremos por qualidade de vida”, argumenta Costa. Agora, eles cobram a instituição do Plano de Manejo da área, para garantir a preservação das espécies locais e a boa utilização por parte dos visitantes. “Sem esse documento, o espaço se deteriora e pode ser depredado”, justifica.

Diversão
Para gente como a dona de casa Sueli de Oliveira, 64 anos, a Festa da Vida foi a oportunidade de visitar o Parque Rio Branco pela primeira vez. Na companhia de duas netas, ela disse que o lugar pode ser mais uma opção de lazer na cidade. “Visto de fora, não se tem ideia de como é grande”, comentou.

“Não tem como não gostar de um lugar assim”, disse Áurea Camila, 10. Não tinha nem acabado a manhã e a pequena já se perdia na quantidade de atividades feitas até ali. As brincadeiras no parquinho, o piquenique e as corridas pelas estradas de terra estavam dentre as diversões. “É muito melhor do que ficar em casa, vendo TV”, preferiu.

Para a aposentada Lúcia Gomes, 65, que caminha todos os dias por lá, ver o parque sendo frequentado também aos finais de semana é motivo de alegria. Ela mesmo, que não é muito de sair de casa, resolveu prestigiar a festa. “Eu me sinto bem aqui e acho importante ver o parque assim, sempre alegre”, comemorou.

SERVIÇO
Parque Ecológico Rio Branco
Onde: avenida Pontes Vieira, próximo à avenida Visconde do Rio Branco
Entrada gratuita
Para acompanhar as ações do Movimento Proparque, acesse http://on.fb.me/1dosFcK

TAGS