PUBLICIDADE
Notícias

Massa Crítica pinta ciclofaixa na Avenida da Universidade

O coletivo já realizou a intervenção em outras partes da Cidade. O local escolhido foi onde, em 2013, um ciclista morreu vítima de atropelamento

15:50 | 01/06/2015
NULL
NULL

Atualizada às 19h52min 

O bairro Benfica, reduto de estudantes universitários, acordou nesta segunda-feira, 1º, com o asfalto tracejado em tinta branca e simbólos de bicicletas pintados na faixa esquerda da via. A ciclofaixa, improvisada pelo coletivo Massa Crítica, foi feita na noite do último domingo, 31 de maio, na Avenida da Universidade. Em postagem do Facebook, o grupo explica que a motivação para pintar o que denominam de "ciclofaixa cidadã" é que, "apesar de ter recebido estações de bicicletas compartilhadas, (a via) não possui nenhuma estrutura cicloviária dedicada aos milhares de ciclistas que passam por lá diariamente".

O coletivo, que já pintou ciclofaixas em outras partes da Cidade, diz ter escolhido um local simbólico para a nova intervenção urbana: "onde, em julho de 2013, o ciclista Francisco Severiano Filho, de 61 anos, morreu atropelado por um ônibus".

Apesar de pintar uma ciclofaixa em reivindicação a um espaço na via destinado aos ciclistas, o Massa Crítica destaca que "pessoas de bicicleta são parte do trânsito e não podem ficar confinadas às ciclofaixas".

A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) informa que a interveção será desfeita ainda esta semana. De acordo com a assessoria, a retirada deverá ser feita "por não obedecer os padrões estabelecidos no Manual de Sinalização do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o que caracteriza risco à vidas das pessoas, visto que não atende a critérios técnicos". Segundo a AMC, "a sinalização de trânsito é competência exclusiva do Poder Público e que, portanto, a pintura feita na via pública é um ato ilegal".

O órgão, por meio de nota, informou que está em execução o Programa de Expansão da Malha Cicloviária que prevê, até o mês de agosto de 2016, a implantação de 216 km de infraestruturas cicloviárias. "As próximas infraestruturas a serem implantadas serão nas vias Alberto Magno, Gomes de Matos, Jorge Dumar, Damasceno Girão, Antenor Frota Wanderley e Waldery Uchôa, ligando os bairros do Grande Montese ao Benfica, com previsão de conclusão ainda em junho", garante. A nota, assim, não informa a previsão de implantação oficial de ciclofaixa para a Avenida da Universidade.

Redação O POVO Online 

 

TAGS