PUBLICIDADE
Notícias

Estudantes de escola pública, finalistas em olimpíada nacional, pedem apoio financeiro

Nove alunos da Escola Renato Braga, sob a orientação de três professores, foram selecionados para a final da olimpíada, que será na Unicamp, e precisam de patrocínio

10:30 | 24/06/2015
NULL
NULL

Atualizada às 16h52min

Após enfrentarem as cinco primeiras fases da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Renato Braga pedem apoio para participarem da fase final da competição, que ocorrerá em São Paulo, no próximo mês de agosto.

Os nove alunos do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio da escola formaram três equipes, sob a orientação de um professor em cada uma delas, realizaram provas de História durante as cinco etapas, feitas virtualmente, e foram convocados para a final, marcada para os dias 15 e 16 de agosto, em Campinas.

Um dos finalistas, Iury Holanda, 17, já foi vencedor na Olimpíada Nacional de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, em dezembro do ano passado, e fala em nome das equipes sobre a importância da competição. “A participação em eventos como esse consolidam o currículo estudantil do aluno, além de servir de incentivo a outros estudantes. Precisamos de ajuda para mostrarmos o quão são capazes os alunos do Ceará”.

O estudante explica que a olimpíada não é financiada e por conta disso ele e os outros estudantes “não possuem condições de arcar com as despesas da viagem”, lamenta. Iury conta ainda que a escola também pediu apoio à Secretaria de Educação do Estado (Seduc).

Em nota, a Seduc esclarece que recebeu a solicitação e afirma que o pedido está "em fase de análise" e a previsão de retorno é até o final de junho.

Outras escolas públicas do Ceará também foram selecionadas para a final, como o Colégio Liceu do Ceará e o Colégio Militar do Corpo de Bombeiros do Ceará.

A ONHB é promovida pela Universidade de Campinas (Unicamp) e está na 7ª edição. A competição contou com a participação de 10 mil equipes de todo o Brasil, sendo 300 classificadas para a final. Na última etapa, os vencedores receberão medalhas e certificados e terão oportunidade de confraternizar com estudantes e docentes de diversos estados, que se reunirão na Unicamp.

Redação O POVO Online

TAGS