PUBLICIDADE
Notícias

Comunidades promovem limpeza no entorno da Lagoa do Papicu

Famílias puderam se cadastrar para obter descontos na conta de energia e trocar lâmpadas incandescentes por fluorescentes

12:30 | 13/06/2015
NULL
NULL
Comunidades do Papicu realizaram, na manhã deste sábado, 13, uma trilha no entorno da lagoa do bairro e recolheram os resíduos encontrados na área, que poderão ser convertidos em desconto na conta de energia, por meio do programa Ecoelce.

A ação foi articulada pela Coelce, Instituto Chico Mendes, shopping RioMar e Instituto JCPM de Compromisso Social, como parte da programação da Semana do Meio Ambiente. Houve ainda a troca gratuita de lâmpadas comuns por fluorescentes. 

No ano passado, também durante a Semana do Meio Ambiente, foi realizada a primeira trilha no entorno da lagoa, quando foram recolhidos mais de 700 kg durante a manhã. "Plástico, sem dúvida, é o que mais tem, até porque o vento traz", lembra a superintendente do Chico Mendes, Andrea Monteiro. 

Ela destaca que no shopping terá um ponto fixo do programa Ecoelce. "Essa comunidade do Pau Fininho tem muitos catadores, gente que vive do resíduo, e podem se cadastrar, trazer os recicláveis e ter desconto na conta", explica.

"Além de estabelecer um compromisso socioambiental, reforçamos a necessidade de a comunidade se conscientizar e atentar para a preservação do ecossistema da lagoa", diz o coordenador do shopping Riomar, Fabiano Mehmeri.

Comunidade
Morador do Pau Fininho há 25 anos, o professor do projeto "Garotos da periferia - craques só de bola", Nailton Castro, 30, lembra do tempo em que a lagoa era utilizada para tudo: lavar roupa, tomar banho, pescar. Atividades que ficaram no passado devido à poluição, principalmente depois que habitações foram construídas no entorno. 

"Ainda falta conscientização do povo pra jogar lixo fora corretamente. Tudo que vem para a comunidade é um benefício bem vindo. Se mexe no bolso, serve de incentivo", narra o educador, que trabalha no projeto com jovens de 8 a 20 anos. 

A pequena Suellen Oliveira, 7, entrega que entre os vizinhos da rua há conflito porque tem quem descarte os resíduos de maneira errada. A vontade é de poder fazer mais piqueniques perto da lagoa - lembrando de recolher tudo depois.

Filha de Nailton, Clarice Ágata, 11, repassa o que aprendeu na escola e em casa: "todo mundo precisa se conscientizar que gastamos muito e temos que gastar menos", ensina a estudante, que mora na comunidade Morro das Placas. 

Redação O POVO Online
TAGS