PUBLICIDADE
Notícias

Casarão na avenida Santos Dumont é demolido de madrugada

Conforme O POVO Online apurou, o casarão histórico dará lugar a uma torre comercial da Construtora Reata

10:30 | 27/06/2015
NULL
NULL
Atualizada às 13h09min

O casarão onde funcionava a Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde Pública do Ministério Público do Estado do Ceará, na avenida Santos Dumont (com Barão de Aracati), nº 1350, na Aldeota, foi demolido na madrugada deste sábado. Nesta sexta-feira, já havia máquina responsável pela demolição estacionada no endereço.

Conforme O POVO Online apurou, o casarão histórico dará lugar a uma torre comercial da construtora Reata. Sobre o projeto, o arquiteto e diretor da empresa, Jayme Leitão, explica que o empreendimento, chamado Metrópolis, terá quatro subsolos para vagas privativas, três pavimentos aéreos para vagas rotativas e 20 pavimentos tipo com 499 metros quadrados de área privativa cada.

"No térreo, vamos ter uma agência bancária, um restaurante executivo e possivelmente um cartório, todos com sobreloja, equipamentos que beneficiarão o empreendimento como um todo", argumenta. As obras começam em setembro deste ano. A previsão de conclusão é de três anos.

"Fortaleza perdeu um bangalô simpático, mas vai ganhar uma grande obra de arquitetura, ao nível do que de melhor a arquitetura está passando", alega o diretor. 

A Promotoria está sendo transferida para o bairro Parquelândia. A mudança foi iniciada no último dia 18, e, durante o processo, atividades que envolvem serviço de protocolo e atendimento ao público nos casos de urgência estão sendo desenvolvidas no endereço da Escola Superior do Ministério Público (ESMP), no bairro José Bonifácio.
[FOTO2]














História
O professor do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Ceará (UFC), Romeu Duarte, conta que o imóvel é uma antiga casa da década de 1930-1940, de família abastada da Aldeota. “É um edifício remanescente do processo de escoação da cidade para o Leste, um dos poucos imóveis da chamada ‘primeira Aldeota’”.

Romeu esclarece ainda que o casarão não é tombado, mas lamenta a falta de “um inventário da arquitetura de interesse da cidade para permitir negociações que possibilitem a coexistência desses tipos de arquiteturas com novos edifícios ”. O professor reforça que a “relação com o novo e antigo acontece em todo lugar do mundo”.

Para Romeu, a demolição é desnecessária, “já que o tamanho do terreno permitiria que o casarão fosse conservado para uso de atividades do próprio prédio a ser construído”.

Prédio alugado
Segundo a promotora Isabel Porto, a transferência ocorreu porque o prédio era alugado, e a proprietária solicitou a devolução. Demais atividades permanecerão paralisadas até que a mudança completa seja concluída.

A data prevista para inauguração do novo prédio da Promotoria é 10 de julho deste ano, com reinício dos trabalhos no dia 13 de julho.

Redação O POVO Online com informações da repórter Viviane Sobral
TAGS