PUBLICIDADE
Notícias

Seminário incentiva parto normal para enfrentar mortalidade materna

Iniciativa é alusiva ao Dia Nacional de Enfrentamento à Mortalidade Materna. Parto normal é tido como uma maneira de minimizar riscos para mãe e bebê

10:10 | 28/05/2015
Incentivar o parto normal como forma de impedir mortes no parto e no período perinatal. Esse é o intuito da 2ª Campanha de Incentivo ao Parto Normal e Humanizado, realizada pela Coordenadoria de Políticas para as Mulheres da Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos (SCDH), da Prefeitura de Fortaleza. A campanha ocorre de 25 de maio a 9 de junho.

Nesta quinta-feira, 28, foi realizado o Seminário de Incentivo ao Parto Normal e Humanizado, realizado nesta quinta-feira, 28, no Hospital Zilda Arns Neumann (Hospital da Mulher), bairro Demócrito Rocha. O seminário é alusivo ao Dia Nacional de Enfrentamento à Mortalidade Materna, celebrado nesta quinta-feira.

O objetivo do seminário e da campanha é ''sensibilizar os profissionais de saúde do município de Fortaleza e incentivar as gestantes do direito a escolha de parto saudável, que respeite a fisiologia da mãe e seja segura para o bebê”, diz Larissa Gomes, titular da Coordenadoria de Políticas para as Mulheres da SCDH. Ela lembra ser o Brasil o país recordista no número de cesáreas no mundo.

No parto normal, há menos risco de complicações para a mulher e o bebê, por não ocorrer intervenções como anestesia, episiotomia (corte do períneo) e indução, defende em nota a Coordenadoria. A recuperação é rápida e o início do aleitamento materno é precoce se comparado com a cesárea, completa.

Serão realizadas ainda outros oficinas e rodas de conversas sobre o tema para sensibilização com a causa. Confira programação da 2ª Campanha de Incentivo ao Parto Normal e Humanizado:

29/05 - Unidades de Atenção Primária a Saúde (UAPS) Frei Tito
Horário: 9h
Local: Rua José Cláudio Lima, 100 - Caça e Pesca

02/06 - Unidades de Atenção Primária a Saúde (UAPS) Rebouças Macambira
Horário: 9h
Local: Rua Creusa Rocha, s/n - Jardim Guanabara

03/06 - Unidades de Atenção Primária a Saúde (UAPS) Zélia Correia
Horário: 9h
Local: Rua Antônio Pereira, 1495 - Pantanal

05/06 - Unidades de Atenção Primária a Saúde (UAPS) Guarany
Horário: 9h
Local: Rua Geraldo Barbosa, 3230 - Granja Lisboa

09/06 - Unidades de Atenção Primária a Saúde (UAPS) Cassimiro Filho
Horário: 9h
Local: Av. Francisco Sá, 6449 - Barra do Ceará


Redação O POVO Online
TAGS