PUBLICIDADE
Notícias

Idosos terão atendimento médico nos abrigos

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), através do Núcleo de Defesa do Idoso, definiu que os idosos terão atendimento médico nos abrigos em que são acolhidos

20:25 | 06/05/2015
Pessoas com mais de 60 anos acolhidas em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs)  terão acompanhamento médico no próprio local de moradia. A pedido do  Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), através do Núcleo de Defesa do Idoso, foi realizada audiência com representantes da Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza (SMS) e dos locais de acolhimento, na última terça, 5, para definir o início do acompanhamento médico. No encontro, ficou determinado que equipes médicas dos postos de saúde de Fortaleza mais próximos de cada ILPIs farão consultas nos locais onde os idosos vivem.
 
Na reunião, ficou acertado que as visitas dos médicos serão periódicas e com o fornecimento dos medicamentos prescritos. Além disso, ficou determinado que, após avaliação médica geral dos pacientes, a SMS tem o prazo de 15 dias para enviar relatório ao MPCE para que seja definida a periodicidade dos atendimentos. As visitas serão supervisionadas pelo coordenador da Atenção à Saúde da Pessoa Idosa do Município de Fortaleza, médico geriatra João Bastos Freire Neto.
 
As instituições contempladas na primeira fase do trabalho, seguidas dos postos de saúde que farão o atendimento são: Casa de Nazaré, pelo Posto de Saúde Gothardo Peixoto; Sociedade Abrigo dos Idosos São Pedro e Julião Eymard, pelo Posto de Saúde Luciano Torres de Melo; Associação Regional da Caridade São Vicente de Paulo e Posto de Saúde Irmã Hercília; Associação de Assistência Catarina Labouré-AASCL e Posto de Saúde Luis Costa. Os promotores de Justiça Alexandre Alcântara e Magda Kate e Silva, da 17ª e 19ª Promotorias de Justiça Cível, acrescentam que todos os abrigos de Fortaleza deverão fazer parte do programa e vão receber atendimento de equipe médica dos postos no próprio abrigo.
 
Redação O POVO Online 
TAGS