PUBLICIDADE
Notícias

Desvios para obras de túnel na Pe. Antônio Tomás começam sábado

Além da implantação do túnel, será iniciada a obra de uma rotatória na Raul Barbosa - ambas com previsão de entrega para o segundo semestre de 2016

12:00 | 25/05/2015
NULL
NULL

As intervenções para a implantação do túnel na avenida Padre Antônio Tomás sob a Via Expressa (Almirante Henrique Sabóia) serão iniciadas neste sábado, 30, conforme a Prefeitura Municipal de Fortaleza. O investimento é de cerca de R$ 17 milhões, financiados pela Caixa Econômica Federal. A obra inclui ainda requalificação da via, sistema de drenagem e pavimentação.

O projeto do túnel prevê um mergulho de 240 metros de extensão e 18,5 metros de largura, com quatro faixas para tráfego, sendo duas em cada sentido. Depois da obra, os condutores que estiverem na Padre Antônio Tomás e também querem entrar na Via Expressa, ou vice-versa, terão duas alças em nível com duas faixas de tráfego em cada sentido.

O prefeito Roberto Cláudio (Pros), que apresentou as mudanças em coletiva de imprensa na manhã desta segunda-feira, 25, disse que as obras [na Pe. Antônio Tomás e Raul Barbosa) priorizam o transporte público. "Essas duas fazem parte de um corredor que sai do Terminal do Papicu no sentido Sul da cidade, pela Via Expressa, se conectando com a Alberto Craveiro, que já foi duplicada e já tem túnel na Paulino Rocha", pontuou.

"Como as outras obras, envolve também adequação de passeios e integração de ciclovias e ciclofaixas", completou RC. "Foi construída uma pista auxiliar paralela à Padre Antônio Tomás, que vai receber todo esse tráfego que vem da rua Bento Albuquerque, passando pela Via Expressa em direção à Aldeota. Esse tráfego vai ser transferido para essa pista auxiliar", explicou o chefe de operações da AMC, Disraeli Bezerra.

Segundo ele, o trânsito da Padre Antônio Tomás no sentido Aldeota-Papicu passará para o contrafluxo em direção à Engenheiro Santana Júnior.

Para a preparação do canteiro central no trecho entre a Rua Monsenhor Catão e Via Expressa, haverá um leve estreitamento da via. Um efetivo de seis Agentes da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), por turno, vai orientar motoristas e pedestres.

[VIDEO1] 

%2b Veja fotos da nova interdição para obra de túnel na av. Pe. Antônio Tomás

Rotatória na Raul Barbosa

No cruzamento das avenidas Raul Barbosa e Murilo Borges será implantada uma rotatória de 90m de diâmetro, com duas faixas para o tráfego e dois viadutos de cerca de 312m de extensão. O projeto, que inicia no próximo dia 2 de junho, fará a ligação sertão-praia, com duas faixas para veículos cada.

Segundo a Prefeitura, o investimento dessa obra é de R$ 52,8 milhões, também financiados pela CEF. A obra inclui drenagem, terraplanagem, nova pavimentação e o alargamento da Ponte do Lagamar, que passará de 30m para 55m, ampliando o espaço de circulação para o transporte público.

[FOTO2]
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Redação O POVO Online
TAGS