Companhia de dança da UFC é selecionada para Festival de Joinville
O grupo foi aprovado com duas coreografias no gênero jazz: uma na categoria conjunto, intitulada Arquivo Vivo, e outra na categoria solo feminino, chamada Em Pedaços.
Duas coreografias criadas pela bolsista de monitoria da Companhia de Dança da UFC, Tanara Alves, estudante de Educação Física da Universidade Federal do Ceará, foram selecionadas para participar do 33º Festival de Dança de Joinville (SC). O resultado da seleção foi divulgado nesta quarta, 6, e o grupo deve participar de um dos maiores e mais importantes festivais de dança do País.
Com menos de um ano de existência, a Companhia de Dança da UFC, vinculada ao Instituto de Educação Física e Esportes (Iefes), foi aprovada com duas coreografias no gênero jazz: uma na categoria conjunto, intitulada Arquivo Vivo, e outra na categoria Solo Feminino, chamada Em Pedaços. As duas coreografias foram criadas pela bolsista de monitoria da Companhia, Tanara Alves, estudante do 5º semestre do curso de Educação Física da UFC.
“Para mim, é uma felicidade, uma grande honra fazer parte da equipe que vai representar a UFC nesse festival. E o grupo é bem recente, tem menos de um ano”, pontua Tanara, que tem formação no balé clássico, dança contemporânea e jazz. Ao todo, serão nove pessoas que devem compor a equipe.
Do total de 2.526 coreografias inscritas por 614 grupos de todas as regiões do Brasil, Argentina, Paraguai e Rússia, foram aprovados 172 trabalhos para a Mostra Competitiva, 32 para a categoria Meia Ponta e 249 para os Palcos Abertos. A UFC se apresentará nesta última categoria, em que não há competição.
O Festival ocorre de 22 de julho a 1º de agosto. É a primeira vez que o grupo participa da seletiva do Festival de Joinville. O evento reúne mais de seis mil participantes diretos e atrai público superior a 200 mil pessoas, tendo sido citado como o maior festival de dança do mundo no Guinness Book 2005.
A Companhia de Dança da UFC foi criada em setembro de 2014 e é coordenada pelo professor Marcos Campos. Faz parte do projeto de extensão Educadance, cadastrado pela Secretaria de Cultura Artística da UFC (Secult-Arte).
Vídeo trecho da coreografia gênero Jazz, categoria Solo Feminino, chamada "Em Pedaços".
[VIDEO1]
Redação O POVO Online