Agentes da AMC decidem criar novo sindicato
Em reunião realizada na tarde desta quarta, 6, agentes da Autarquia Municipal de Trânsito decidiram criar sindicato autônomo para a defesa dos servidores

Cerca de 100 agentes da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC) decidiram, em assembleia realizada na tarde desta quarta, 6, na praça Estrela, em frente ao órgão, pela criação de um sindicato para representar a categoria. Por votação unânime, o Sindicato dos Agentes de Trânsito de Fortaleza deve representar exclusivamente os servidores da AMC.
O Sindicato aguarda uma autorização do Ministério do Trabalho e Emprego, através de uma carta sindical, para começar a atuar. No entanto, uma diretoria provisória já foi eleita.
Os servidores são representados pelo Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos do Município de Fortaleza (Sindifort). Com a criação, os agentes poderão optar pelas duas representatividades ou poderão decidir por um dos dois sindicatos.
A criação de um sindicato exclusivo para defender os agentes veio após a proposta do prefeito Roberto Cláudio (Pros) de crescentar as funções de operação, fiscalização e controle do trânsito aos guardas municipais. O representante da AMC no Sindifort, Eriston Ferreira, agente de Trânsito se opôs à indicação. "É inconstitucional. Pela legislação, somente os agentes de trânsito são passíveis de aplicar multas", aponta.
Redação O POVO Online