PUBLICIDADE
Notícias

134 casos de sarampo são investigados no Ceará

A coletiva com o titular do Ministério da Saúde, Arthur Chioro, e com secretário da Saúde do Estado, Carlile Lavor, acontece na tarde desta terça, no Palácio da Abolição

16:08 | 05/05/2015
NULL
NULL
O governador do Ceará Camilo Santana e o titular do Ministério da Saúde, Arthur Chioro, participam, na tarde desta terça, 5, de discussão sobre o sarampo, no auditório do Palácio da Abolição, no Meireles. Participarão do encontro gestores e técnicos da Secretaria da Saúde do Estado e de municípios. O surto de sarampo no Ceará, que chegou a atingir 34 municípios, inicia o mês de maio restrito a cinco municípios – Fortaleza, Caucaia, Horizonte, Trairi e Itaitinga. 
 
O ministro afirmou que o dia 5 de julho será uma data decisiva para o Estado. "É quando completa 90 dias desde o ultimo caso confirmado", lembra.

Em abril foi confirmado até o momento um único caso, ocorrido no dia 4, em Fortaleza. Há em investigação 134 casos suspeitos de sarampo em 20 municípios, todos ocorridos no mês passado. O surto é considerado encerrado após 90 dias da ocorrência do último caso confirmado. Foram confirmados, em todo o Estado, 803 casos de sarampo entre dezembro de 2013 e abril deste ano. Desse total, nos municípios ainda considerados em surto, Fortaleza tem 45 confirmações em 2015, Caucaia 44, Horizonte um, Trairi três e Itaitinga seis. Os dados são do boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado na segunda-feira, 4 de maio.

As medidas para o controle da doença no Ceará foram iniciadas a partir da notificação do primeiro caso. Seis notas técnicas foram lançadas pela Sesa, a primeira delas em 13 de janeiro de 2014 e, a última, em 29 de abril deste ano. No dia 27 de janeiro do ano passado, a campanha de vacinação contra o sarampo foi antecipada em 26 municípios cearenses com casos suspeitos notificados – Aquiraz, Beberibe, Cascavel, Chorozinho, Eusébio, Fortaleza, Horizonte, Itaitinga, Pacajus, Pindoretama, Caucaia, São Gonçalo do Amarante, Guaiúba, Maracanaú, Maranguape, Pacatuba, Amontada, Itapipoca, Miraíma, Trairi, Tururu, Umirim, Uruburetama, Aracati, Jaguaribe e Camocim. Por orientação do Ministério da Saúde, a faixa etária da população-alvo da campanha foi ampliada para alcançar crianças dos 6 meses e 5 anos incompletos. A partir do dia 27 de junho a campanha foi estendida aos demais 158 municípios do Estado.
 
Redação O POVO Online 
TAGS