PUBLICIDADE
Notícias

Pesquisadores da UFBA podem ter identificado virose desconhecida

Febre, diarreia, dores, manchas no corpo e até sinais de conjuntivite são provocados pelo Zika vírus. Identificação não foi confirmada pelo Ministério da Saúde

09:15 | 30/04/2015
A virose com sintomas semelhantes aos da dengue, que registrou casos no Ceará e outros estado do Nordeste, pode ser sido identificada por pesquisadores do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Bahia (ICS/UFBA). Os professores Gúbio Soares e Silvia Sardi acreditam que a doença é provocada pelo Zika vírus. O Ministério da Saúde ainda não se posicionou.

Para a identificação, os pesquisadores utilizaram amostras de sangue de pacientes de Camaçari e utilizaram a técnica RT-PCR. “Zika Vírus não é tão grave quanto Dengue ou Chikungunya, não leva o paciente à morte. O quadro parece alérgico, é mais tranquilo e o tratamento é o mesmo", explicou Gúbio Soares.

Os sintomas provocados pelo Zika são febre, diarreia, dores, manchas no corpo e até sinais de conjuntivite. O vírus é transmitido pela picada do mosquito aedes aegypti, aedes albopictus e outros tipos de aedes, mas nunca havia sido detectado antes no Brasil ou na América Latina, conforme Gúbio e Silvia.

“Quando você dá um diagnóstico, o paciente já vai mais tranquilo para o hospital”, destaca Gúbio. Os casos da nova virose são investigados pelo Ministério da Saúde e secretarias de saúde dos estados.

Redação O POVO Online
TAGS