PUBLICIDADE
Notícias

Prefeitura de Sobral defende obra do Metrô

A licença para a construção do metrô do Município de Sobral foi suspensa, nesta segunda-feira, 26

12:09 | 27/03/2012

A Prefeitura de Sobral fará a defesa da obra do Metrô na Justiça, ao lado do Governo do Estado. Em contato com O POVO Online, o prefeito do município, Veveu Arruda, esclareceu que o metrô tem previsão no Plano Diretor, “feito de forma participativa, com plenárias e seminários”.

Segundo o prefeito, o projeto da obra foi aprovado no Conselho do Plano Diretor (conselho da cidade). tem licenciamento ambiental municipal aprovado pela Autarquia Municipal de Meio Ambiente (AMMA) e estadual (Semace). “É uma obra fundamental, indispensável e será estruturante do sistema de transporte coletivo de nossa cidade, hoje com fragilidades”, ressalta Veveu.

A Prefeitura deve adotar nos ônibus um sistema complementar ao Metrô, deslocando as pessoas até as estações e destas aos seus destinos desejados. "Ademais, todos os questionamentos feitos pelo Ministério Público poderiam e podem ser esclarecidos sem a suspensão de uma obra tão necessária, cujo atraso prejudicará a população a ser beneficiada por um transporte seguro,confortável, barato e pontual, além de tardar com os eventuais, rápidos e pequenos desconfortos naturais de uma obra urbana", diz o prefeito.

Juiz suspende licença para construção de metrô em Sobral

A licença para a construção do metrô do Município de Sobral foi suspensa, nesta segunda-feira, 26. A obra deve ser paralisada em 24 horas, sob pena de multa diária de R$ 50 mil. A decisão foi tomada pelo juiz Hyldon Masters Cavalcante.

O Ministério Público do Ceará entrou com ação civil contra a Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), o Estado do Ceará e o Município de Sobral, alegando que a construção degradaria o meio ambiente e violaria o Plano Diretor da cidade. O MP ainda sustentou que a obra estaria sendo realizada sem planejamento urbano e estudo ambiental.

Metrofor

Em conversa com O POVO Online, a assessoria do Metrofor disse ainda não ter sido notificada pela Justiça. A empresa vai aguardar para ter conhecimento do teor da decisão e deverá recorrer reapresentando todos os estudos técnicos e ambientais exigidos para a obra.

 

Redação O POVO Online

TAGS