PUBLICIDADE
Notícias

No Dia Mundial das Águas, agricultores protestam contra o uso de cisternas de plástico

12:13 | 22/03/2012

Agricultores de várias regiões do Ceará estão concentrados em frente à Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado (SDA), nesta quinta-feira,22, Dia Mundial das Águas, em manifestação contra o uso de cisternas de plástico, na região do semiárido.

De acordo com o coordenador do Fórum Cearense pela Vida no Semiárido (FCVA), Alessandro Nunes, cerca de 1.700 pessoas iniciaram a caminhada em frente a Igreja São Gerardo, na avenida Bezerra de Menezes.

 

“Queremos mostrar à sociedade a importância de uma nova maneira de tratamento para a água, na região do semiárido, e dar visibilidade ao FCVA, que vem trabalhando com aspectos ecológicos.”, disse o coordenador.

Segundo informações do FCVA, o Governo do Estado do Ceará estaria fechando um convênio com o Ministério da Integração Nacional para distribuição de cerca de 15 mil cisternas de plástico. O Fórum teria se oposto à iniciativa, por questões econômicas, já que o gasto de uma cisterna de plástico seria de cinco mil reais. Já a cisterna feita com cimento e areia, a qual o fórum apoia, teria um custo de aproximadamente dois mil reais. De acordo com Alessandro, além de não ter uma boa durabilidade, o plástico também pode afetar a saúde das pessoas que vão utilizar a água.

Além do Fórum Cearense pela Vida no Semiárido, participam da mobilização a Central Única dos Trabalhadores (CUT), a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura do Ceará (Fetraece).


Jéssika Sisnando

jessikasisnando@opovo.com.br

TAGS