PUBLICIDADE
Notícias

Defesa Civil registra 180 ocorrências em dia de chuva histórica na capital cearense

17:31 | 27/03/2012

Atualizada às 18h04min

Fortaleza teve 85 pontos de alagamento (invasão de água de chuva) e 61 inundações (invasão de água de mananciais) registrados pela Defesa Civil de Fortaleza durante o dia com chuva de nível histórico na Capital. Foram 180 ocorrências de 17h de segunda-feira, 26, às 17h desta terça-feira. Segundo boletim divulgado na tarde hoje, houve 13 desabamentos, 15 riscos de desabamento, cinco incêndios e um risco de incêndio.

Segundo a Defesa Civil, nenhuma família precisou ser removida para abrigo público porque os desabamentos registrados se restringiram a partes do imóvel e não comprometeram o restante da moradia.

Apesar do grande número de ocorrências, somente uma família do bairro Henrique Jorge teve de deixar a casa e ficar com parentes. De acordo com a assessoria de comunicação do órgão, a mudança para casa de familiares é uma das alternativas adotadas. Outra é o pagamento de aluguel social. A cada ocorrência a Defesa Civil avalia qual a melhor alternativa.

A região com o maior número de ocorrências foi a da Secretaria Executiva Regional (SER) III, que abrange 12 bairros, entre eles Antônio Bezerra, Autran Nunes, Henrique Jorge, Jóquei Clube, Presidente Kennedy e Rodolfo Teófilo. Segundo a Defesa Civil de Fortaleza, essa região registrou 33 alagamentos, um incêndio, quatro desabamentos, três riscos de desabamento e 29 inundações.

A chuva desta terça-feira, 27, foi a segunda mais forte dos últimos 38 anos em Fortaleza. Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), foram registrados 197,5 milímetros (mm) no posto pluviométrico do Pici. Desde o início da série histórica da Funceme, em 1974, a chuva mais forte registrada foi em 29 de janeiro de 2004, quando chegou a 250 mm.

Redação O POVO Online

TAGS