Famílias fazem protesto contra despejo na Secretaria das Cidades

Atualizada às 16h30min
Cerca de 260 famílias que ocupavam um terreno no bairro Granja Lisboa, em Fortaleza, há 15 dias, realizaram protesto na manhã desta sexta-feira, 24, na Secretaria das Cidades, no Cambeba. De acordo com organizadores do movimento, as famílias foram removidas na madrugada de hoje, por volta de 4h30min.
Técio Salgado, do movimento Comunidade em Luta, afirmou ao O POVO Online que os ocupantes foram remanejados por ação da Polícia, sem nenhum mandado de despejo. As famílias querem cobrar um posicionamento da secretaria e tentar buscar uma solução para as comunidades, que não têm moradias.
Ainda de acordo com Técio, uma comissão de cerca de 15 pessoas foi formada e será recebida ainda hoje por representantes da Secretaria de Cidades.
Em nota, a Secretaria das Cidades informou que o terreno localizado no bairro Siqueira foi adquirido pelo Governo do Estado para a construção do Conjunto Habitacional José Alencar, em processo final de licitação. “Serão 870 moradias que atenderão às famílias que, hoje, sofrem em áreas de risco, na cidade de Fortaleza”, diz a nota.
O residencial receberá investimento da ordem de R$ 26,34 milhões e faz parte do Projeto Rio Maranguapinho, a maior intervenção urbana da história de Fortaleza. A Secretaria também informou que cinco famílias estavam ocupando a área e que todas saíram pacificamente. Após a desocupação, na manhã desta sexta-feira, 24, representantes das famílias foram recebidos na Secretaria das Cidades.
Na reunião, ficou acertado que a Secretaria das Cidades intermediará, junto ao Poder Municipal, a inclusão das famílias no Programa Minha Casa Minha Vida.
Redação O POVO Online