PUBLICIDADE
Notícias

Sisu: inscrições abertas para concorrer às 6 mil vagas no CE

Começa hoje a disputa por uma vaga no ensino superior público no Brasil. Durante seis dias, candidatos vão se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) em busca de oportunidades em 3.327 cursos do País

12:13 | 07/01/2012

Estão abertas a partir de hoje as inscrições para os candidatos que disputam vaga no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Em todo o País, estão disponíveis 108.552 vagas em 3.327 cursos de 95 instituições públicas de ensino superior. No Ceará, são 6.158 oportunidades de ingresso para o primeiro semestre de 2012.

Pode se candidatar a uma vaga quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2011 e obteve nota diferente de zero na redação. É preciso acessar o site do Sisu (sisu.mec.gov.br), tendo em mãos o número de inscrição e a senha do Enem 2011.

No sistema, o candidato escolhe duas opções de curso – em qualquer instituição pública cadastrada no sistema – e acompanha, dia a dia, seu desempenho em relação aos outros inscritos. Até o dia 12 é possível trocar as opções de cursos, o que prolonga as chances e a angústia de quem disputa uma vaga.

O coordenador de Planejamento, Informação e Comunicação da Universidade Federal do Ceará (UFC), professor Miguel Franklin, explica que a cada madrugada o sistema divulga a nota de corte para cada graduação. Trata-se da nota do último candidato classificado dentro das vagas do curso.

“O candidato vai vendo a nota de corte e vai julgando se tem chances ou não”, detalha Franklin. Segundo ele, estar abaixo dessa nota não significa estar necessariamente de fora. “Na primeira chamada, os classificados são chamados, mas em média só 60% vão comparecer”, lembra.

Por conta disso, o MEC organiza duas chamadas de classificados e lista de espera, em uma maratona que se estende até o dia 4 de fevereiro. Vale lembrar que as notas de corte dos cursos tendem a cair da primeira chamada até a lista de espera.

Acessos e paciência

O Ceará é o sexto estado brasileiro com maior número de vagas no Sisu e o segundo do Nordeste, perde apenas para o Piauí, que ofertou 7.049 vagas. Com exceção do Distrito Federal, todas as unidades da federação ofertam vagas no Sisu. A UFC oferece 4.197 vagas; o Instituto Federal do Ceará (IFCE) oferta 1.805 e a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), em Redenção, tem 156 vagas.

Com tanta gente acessando o sistema ao mesmo tempo - 3.885.775 pessoas fizeram o Enem no ano passado – é preciso se preparar com doses de paciência. “Ano passado o sistema parava à meia noite e retomava às 6 horas. Agora vai ser direto. Não acredito que vai ter lentidão este ano”, aponta Franklin. Apesar disso, ele diz que os períodos mais propícios ao acesso são a madrugada e o início da manhã.

Em Fortaleza, escolas particulares organizaram esquemas de plantão hoje e amanhã, por telefone, e colocando computadores disponíveis aos alunos.

“Tivemos procura bastante intensa nas escolas ano passado. Procuramos passar orientações aos alunos”, detalha Halysson Dantas, da coordenadoria de aperfeiçoamento pedagógico da Secretaria da Educação (Seduc). Ainda segundo ele, no Interior, o atendimento também será feito em pontos de apoio das 20 Coordenadorias de Desenvolvimento da Educação (Creds).

[[o que: O sistema do Governo Federal que busca democratizar o acesso ao ensino superior prolonga a espera pela vaga.]]

 

[[servicos: Inscrição de hoje até dia 12/1 pelo site do Sisu]]

Dúvidas

Perdi minha senha. E agora?

É possível recuperar número de inscrição do Enem 2011 e da senha no site sistemasenem2.inep.gov.br

Qual o horário de inscrição no Sisu?
Das 0h de hoje às 23h59 de 12 de janeiro. Será considerado o horário oficial de Brasília. O sistema fica aberto durante todo o dia, de forma ininterrupta.

Vou tentar vaga no Prouni. Posso me inscrever no Sisu?
Pode, pois são dois sistemas separados. Entretanto, não é permitido que o candidato acumule uma bolsa do Prouni e uma vaga no Sisu. Caso passe nos dois, o candidato precisa optar.

Depois de concluir sua inscrição, o candidato pode modificar suas opções? Sim. É permitido durante o período de inscrição, até 12/1, modificar suas opções quantas vezes julgar conveniente. Será considerada válida a última inscrição confirmada.

Fonte: Ministério da Educação

Thiago Mendes
[email protected]

 

TAGS