PUBLICIDADE
Notícias

Hospital César Cals alcança marca de 500 cirurgias de obesidade

10:36 | 27/01/2012

Com 10 anos de funcionamento, o serviço de cirurgia bariátrica e metabólica do Hospital Geral Doutor César Cals chega a marca de 500 procedimentos. A cada semana, dois pacientes são submetidos à cirurgia de redução de estômago.

De acordo com o médico Francisco Ney Lemos, muita coisa mudou nos 10 anos do serviço, incluindo o tempo de duração da cirurgia que antes era até cinco horas e hoje pode ser realizada em duas horas, resultado de investimentos nas inovações tecnológicas.

Para ter acesso ao serviço, o paciente deve ir primeiramente ao posto de saúde mais próximo de sua casa, ter a primeira consulta com o clínico geral e, depois das avaliações e exames, ser encaminhado ao ambulatório do Hospital César Cals.

Ao entrar no programa, ele passará por várias etapas de tratamento até que esteja pronto para o procedimento cirúrgico. São consultas com pneumologistas, cirurgião bariátrico, psicólogos, cardiologistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, além das conversas e orientações com assistentes sociais e realização de exames específicos. A equipe multidisciplinar é formada por 20 profissionais. Segundo destaca o diretor geral, Valdir Ferreira de Menezes, nos últimos três anos, o número de cirurgias dobrou, passando para oito cirurgias todo mês.

Para comemorar a marca das 500 cirurgias, o hospital realiza na manhã desta sexta-feira, 27, o III Simpósio de Cirurgia da Obesidade e Síndrome Metabólica. Serão abordados temas como a perspectiva da cirurgia bariátrica e metabólica no Brasil e no mundo, as técnicas operatórias regulamentadas, entre outras, além da transmissão, ao vivo, de um procedimento cirúrgico para os participantes do encontro.

Redação O POVO Online

TAGS