PUBLICIDADE
Notícias

8.280 toneladas de lixo foram retiradas da rede de esgoto de Fortaleza em 2011

14:02 | 31/01/2012
Mais de 8 mil toneladas de lixo e areia foram retiradas da rede de esgoto de Fortaleza durante o ano de 2011. O montante equivale a cerca de 690 toneladas de resíduos sólidos por mês.

Segundo a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), o material, despejado de forma irregular na rede, provoca entupimento das tubulações, danifica equipamentos e causa extravasamento dos poços de visita. “Com isso, há risco de doença para a população pela exposição do esgoto não tratado”, explica a Cagece.

A Companhia alerta ainda que, no período chuvoso, os entupimentos e extravasamentos da rede coletora de esgoto se intensificam, “pois as águas pluviais lançadas indevidamente no sistema de esgotamento sanitário levam também o lixo jogado nas ruas”.

Óleo de Cozinha
Um fator apontado pela Cagece como responsável pelo entupimento das tubulações nas redes de esgoto é o óleo de cozinha, ou gordura vegetal, usado nos estabelecimentos comerciais e residenciais.

A Companhia pede que a população despeje o óleo de cozinha na terra ou encaminhe o material para empresas que reutilizam a substância para fazer sabão, tintas a óleo, massas de vidraceiros, entre outros.

Redação O POVO Online
 

TAGS