PUBLICIDADE
Notícias

14 veículos são multados no Programa de Combate à Fumaça Negra

16:51 | 27/01/2012

Terminou nesta sexta-feira, uma blitz para conter a emissão de fumaça negra dos veículos movidos a óleo diesel, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Realizada pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) desde o dia 24 deste mês, 421 veículos foram vistoriados, sendo 14 multados.

 

O procedimento utiliza medições da escala de Rigelmann Reduzido, que vale de distintas colorações de fumaças que variam do cinza claro ao preto total e das emissões destas pelos veículos, onde emissões de 20 e 40% estão dentro dos padrões estabelecidos. Já nas de 60, 80 e 100% o veículo é multado.

 

De acordo com a Semace, os proprietários que tiveram os veículos multados podem ter o direito de diminuir em 50% o valor da multa, desde que passem por uma nova vistoria, na sede da autarquia, no prazo de 15 dias a partir da autuação.

 

As blitze ocorreram nas Rodovias CE 040 (Aquiraz) e CE 060 (Maracanaú), com o apoio da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), além da avenida Osório de Paiva e rua Dona Leopoldina, com o apoio da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania de Fortaleza (AMC).

 

Necessidade de controle
A Semace adverte que a fumaça preta emitida pelos veículos a diesel se constitui de partículas de fuligem, de diâmetro inferior a espessura, de um fio de cabelo, que, não sendo retidas pelas defesas naturais do organismo, podem atingir as regiões mais profundas do pulmão. Estas partículas carregam diversas substâncias tóxicas que, em contato com os tecidos do sistema respiratório, podem produzir diversos efeitos negativos, como o câncer.

 

Redação O POVO Online 

TAGS