Trump assina decreto e oficializa tarifas de 50% para o Brasil
A assinatura foi realizada nesta quarta-feira, 30 de julho, o que estava previsto para acontecer apenas na sexta-feira, dia 1º de agosto. O novo percentual entra em vigor no dia 6 de agosto
15:14 | Jul. 30, 2025
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta quarta-feira, 30 de julho, o decreto que oficializa as tarifas de 50% para os produtos do Brasil que entrarem no país norte-americano. Porém, foi divulgada uma lista de 694 produtos que ficam isentos.
LEIA TAMBÉM: Tarifaço de Trump exclui laranja, celulose e Embraer, mas atinge café e carnes
Na prática, ele aplicou mais 40% aos 10% que já havia anunciado no dia 2 de abril. Este é o maior percentual já aplicado a um país estrangeiro e entra em vigor no dia 6 de agosto, sete dias depois do estimado.
Com isso, a decisão em si foi adiantada em dois dias, pois quando a carta citando o ex-presidente Jair Bolsonaro foi publicada no dia 9 de julho, o prazo previsto para definir a taxa das exportações era 1º de agosto.
Em texto, a Casa Branca alega emergência nacional. O governo de Trump frisa no documento divulgado que a medida é uma forma de lidar com práticas, políticas públicas e ações do governo do Brasil.
Acrescenta que o movimento do governo brasileiro constitui ainda uma ameaça inusual e extraordinária à segurança nacional, à política externa e extraordinária à economia dos Estados Unidos.
“A Ordem considera que a perseguição, intimidação, assédio, censura e processo politicamente motivados pelo governo do Brasil contra o ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro e milhares de seus apoiadores são graves violações dos direitos humanos que minaram o Estado de Direito no Brasil”, divulgou a Casa Branca.