Empresa de calçados infantis estuda ampliar número de franquias no Ceará
Atualmente, a Calçados Bibi tem duas lojas em Fortaleza, localizadas no shopping RioMar e Iguatemi, e uma em Juazeiro do Norte, no Cariri Shopping
14:00 | Jun. 01, 2025
A Calçados Bibi, rede de calçados infantis, avalia que o Ceará tem um potencial para operar mais franquias, conforme informou a presidente da companhia, Andrea Kohlrausch, em entrevista ao O POVO durante a 4ª edição da BF Show, principal feira de calçados do Brasil realizada em São Paulo.
Atualmente, existem duas lojas em Fortaleza, localizadas no shopping RioMar e Iguatemi, e uma em Juazeiro do Norte, no Cariri Shopping. Na Capital, por exemplo, as redes de franquias operam entre as 15 maiores em questão de faturamento, das mais de 150 espalhadas pelo País.
"São shoppings super popularizados, com bastante fluxo, mas Fortaleza tem potencial para mais. Então, temos que avançar em mais lojas. Vamos estar agora também na ABF Franchising Expo (feira de franquias), em junho, e estaremos abertos para isso."
Além disso, ressalta que a companhia trabalha com multimarcas - mais de três mil pelo Brasil. Nesse sentido, o Estado é um deles, já que este formato consegue ter uma capilaridade maior nos municípios do interior.
Leia mais
Produção e exportações
Com uma produção de mais de 2,6 milhões de pares de calçados nos parques fabris localizados em Parobé, no Rio Grande do Sul, e em Cruz das Almas, na Bahia, a calçadista projeta um crescimento de 17% no faturamento anual do grupo neste ano. Além disso, foram investidos cerca de R$ 5 milhões na modernização dos maquinários.
Para obter essa meta, a Bibi projeta ações estratégicas que focam diferentes frentes do negócio. Uma delas é a exportação de produtos com marca e design próprios.
No último ano, a empresa iniciou o processo de exportação para Angola, e retomou o envio de calçados para os mercados da Palestina, Tanzânia, Armênia e Israel. Assim, a expectativa é de um aumento de 43% na exportação desses produtos em 2025.
“Estamos em uma crescente e registrando um aumento no envio de produtos para o mercado exterior, principalmente agora retomamos a exportação em volume maior para a Argentina, que era um país responsável por 40% das vendas via este canal", ressalta a presidente da Calçados Bibi, Andrea Kohlrausch.
Foram abertas ainda novas frentes para a venda dos calçados para consumidores do Paraguai, Venezuela e República Dominicana.
Vendas e canais digitais
Em 2024, a rede de calçados infantis também obteve um crescimento de 8,6% no faturamento nas franquias da marca, com destaque para as vendas digitais que tiveram um incremento de 23,3% se comparadas ao igual período do ano anterior.
Para 2025, a empresa mantém o plano de expansão que visa 35 novas operações, sendo 20 delas em território nacional e 15 no exterior, principalmente em países da América Latina.
Outro ponto é que, desde o ano passado, o digital se consolidou como um importante canal tanto para o crescimento da empresa quanto para a fidelização dos clientes.
Um exemplo é que 40% do faturamento online é proveniente das vendas digitais realizadas pelos franqueados da rede. Por outro lado, a operação de ship from store obteve um aumento significativo de 26%.
“Essa expansão foi impulsionada pelo avanço da integração do estoque dos franqueados a nível estadual, proporcionando benefícios tanto para os lojistas, que contaram com um aumento nas vendas, quanto para os clientes, que desfrutam de entregas mais rápidas e econômicas”, explica Andrea Kohlrausch.
*A repórter viajou a São Paulo a convite da BFShow