Agências INSS ampliam atendimento presencial com agendamento na Grande Fortaleza

No Ceará, seguem fechadas, com atendimento apenas virtual, as Agências da Previdência Social nos municípios de Canindé, Beberibe, Forquilha, Coreaú, Ipueiras e Santana do Acaraú

12:19 | Ago. 06, 2021

Desde o início de março deste ano, as agências do INSS estão atendendo o público sem a necessidade de agendamento. (foto: Júlio Caesar)

Fortaleza e Região Metropolitana terão mais Agências da Previdência Social (INSS) com agendamentos de determinados serviços presenciais, a partir da próxima segunda-feira, 9 de agosto.

Mas o atendimento presencial continua como exceção, pois a maioria dos serviços do INSS é realizada a distância, como pedidos de benefícios, consultas a andamentos de processos, impressão de extratos e contagem de tempo de contribuição, pelo aplicativo Meu INSS (meu.inss.gov.br) ou telefone 135.

Portanto, no Ceará, seguem fechadas, com atendimento apenas virtual, as Agências da Previdência Social nos municípios de Canindé, Beberibe, Forquilha, Coreaú, Ipueiras e Santana do Acaraú.

Os serviços ampliados para atendimento presencial, com agendamento apenas pelo telefone 135, são do tipo Atendimento Especializado, veja lista:

  • Contestação de Nexo Técnico Epidemiológico
  • Solicitar retificação de Comunicação de Acidente de Trabalho
  • Consulta à consignação administrativa
  • Órgão mantenedor do benefício inválido
  • Atendimento a portadores de necessidades especiais
  • Ciência do Cidadão/ inscrição no CadÚnico
  • Parcelamento/ impugnação / Monitoramento Operacional de Benefícios
  • Impossibilidade de informação ou de conclusão da solicitação pelos canais remotos
  • Requerimento não concluído por falha operacional.

O INSS indica que para saber se a Agência mais perto de sua casa atende presencialmente, o agendamento deve ser feito pela Internet ou telefone, com escolha das unidades disponíveis.

Ao solicitar o serviço, ele apenas será atendido de forma presencial, em local, data e horário marcados, quando se tratar de:

  • Perícia Médica
  • Cumprimento de exigência
  • Avaliação social de benefício assistencial ao deficiente
  • Reabilitação Profissional
  • Justificação administrativa
  • Justificação judicial
  • Prova de vida em casos excepcionais (não resolvidos pelo banco)
  • Retirar Histórico de Atendimento de chat ou Central 135
  • Monitoramento Operacional de Benefícios. 

Já a distância podem ser utilizados mais de 90 serviços, conforme o órgão. Para mais informações, acesse gov.br/inss, ou baixe o aplicativo para celular “Meu INSS”, ou digite meu.inss.gov.br no computador. Há também o Atendimento Virtual de perguntas no canto inferior do Meu INSS e telefone 135.