11 comércios fechados por falta de autorização para funcionamento no 1º dia de reabertura em Fortaleza

Agência de Fiscalização do Município (Agefis) ainda retirou 40 ambulantes de praças e espaços públicos

22:26 | Jun. 01, 2020

As empresas do setor de Serviços foram as que mais sentiram impactos negativos da Covid-19 (foto: Aurelio Alves/O POVO)

Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) fechou 11 comércios que estavam funcionando sem autorização neste primeiro dia de reabertura do setor econômico, 1º de junho. Os estabelecimentos estavam desrespeitando o Plano de Reabertura Responsável do Governo Estadual, que determina quais e estabelecimento do setor produtivo, comercial e de serviços podem voltar a funcionar. A Agefis retirou ainda 40 ambulantes que estavam ocupando praças e espaços públicos da Capital.

>> Com aglomerações e congestionamentos, veja como foi o 1º dia de transição de economia no Ceará

As ações de fiscalização foram reforçadas nesta segunda-feira, 1º, como forma de garantir o cumprimento das determinações estaduais, bem como municipais, que empregam a reabertura, mas não suspenderam o isolamento social.

Três novas equipes de fiscalização foram implementadas para evitar aglomerações ao redor de casas lotéricas e agências bancárias em Fortaleza. Em cada abordagem feita pelos agentes, eram distribuídos frascos de álcool em gel e máscara de tecido, bem como informações sobre a importância do isolamento.

As rondas de fiscalização feitas pela Agefis contaram com apoio da Guarda Municipal de Fortaleza e se concentraram em áreas tradicionais de grande fluxo de pessoas, em especial de feiras ao ar livre e regiões com núcleos comerciais. Dentre as regiões com maior efetivo de fiscalização estão Parque das Crianças, praças da Lagoinha e do Ferreira e as vias Floriano Peixoto, Major Facundo, Barão do Rio Branco, General Sampaio e Guilherme Rocha, todas no Centro.

>> Veja quais empresas poderão reabrir no Ceará em cada fase do plano do governo 

“É esse isolamento longo e demorado que tem a cada dia diminuído o número de mortos”, pontuou o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), ao comentar sobre a fase de reabertura do setor produtivo, em pronunciamento pelas redes sociais nesta segunda-feira, 1º. O governante municipal destacou ainda que o isolamento deve ser rigidamente mantido pelos setores que não estão autorizados a retomarem suas atividades.

Roberto Cláudio pontuou que embora a reabertura esteja sendo guiada por indícios de desaceleração da curva de transmissão do vírus na Capital, essa redução do contágio ainda não é definitiva. "Se nos descuidarmos agora, a curva vai voltar a subir rapidamente”, completou. Ele fez um apelo para que as pessoas cooperem neste processo que chamou de “transição para um novo momento” na luta contra o coronavírus.

"Apelo para que as pessoas se conscientizem, respeitem o isolamento e as orientações governamentais, que se tornem agentes de promoção da vida, de promoção da saúde e esclareçam para aqueles próximos que ainda não entenderam a gravidade do que estamos vivendo", finalizou o prefeito.