Audiência na Câmara dos Deputados discute papel do BNB no desenvolvimento regional

A ideia do debate é traçar diretrizes para ações e investimentos públicos voltados ao desenvolvimento integrado do País e à redução de desigualdades regionais

13:14 | Set. 17, 2019

Audiência pública ocorre na manhã desta terça-feira, 17 (foto: Reprodução)

Proposta pela Associação dos Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil (Afbnb), uma audiência pública realizada na Câmara dos Deputados discute nesta terça-feira, 17, o desenvolvimento regional do Nordeste, com foco no papel do BNB. A ideia do debate é traçar diretrizes para ações e investimentos públicos voltados ao desenvolvimento integrado do País e à redução de desigualdades regionais. Os deputados e integrantes da sociedade civil estão reunidos no Auditório Nereu Ramos, em Brasília. 

O BNB é visto como incógnita no governo Jair Bolsonaro (PSL). Houve acenos da equipe econômica em relação à redução do papel dos bancos de desenvolvimento. Há algumas semanas, após meses de indefinição, foi reconduzido à presidência Romildo Rolim.

O deputado petista Nilto Tatto, presente na audiência, fez um balanço sobre as ações regionais realizadas nos últimos anos e criticou o modelo atual. "Se formos olhar nos últimos 50 anos, temos um período muito curto em que o Nordeste foi visto pela diferença que merece ser vista. É só olhar as taxas de crescimento que o Nordeste teve durante os governos Lula e Dilma. O BNB tem um papel fundamental e, hoje, o FNE (Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste), que tem um papel importante para o desenvolvimento regional do Nordeste, tem um sério risco, vem tendo os recursos reduzidos e sofre um sério risco de se acabar", comentou o parlamentar. 

ASSISTA À AUDIÊNCIA