PUBLICIDADE
Notícias

Vendas no varejo de SP registram queda de 6,3% em julho ante igual mês de 2014

19:10 | 08/10/2015
As vendas do varejo no Estado de São Paulo registraram queda de 6,3% em julho ante igual mês do ano passado, segundo dados da Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista no Estado de São Paulo (PCCV), realizada mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), com base em informações da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz).

É a quarta queda consecutiva do varejo nessa mesma base de comparação. Segundo a entidade, nenhuma das 16 regiões do Estado conseguiu evitar o declínio das vendas em julho na base anual. Já em relação a junho, houve alta de 2,7% no mês. No acumulado do ano, as vendas recuaram 4,1%.

Na avaliação da assessoria econômica da FecomercioSP, o resultado demonstrou o agravamento do ciclo recessivo que o varejo enfrenta, além da crescente preocupação das famílias com o consumo de bens que impliquem a ampliação do endividamento.

Entre as nove atividades pesquisadas, seis apresentaram queda acima de dois dígitos em julho. Os destaques negativos ficaram por conta dos segmentos de eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamentos (-15,5%); materiais de construção (-15,3%) e concessionárias de veículos (-13,5%). Apenas os setores ligados a produtos essenciais apresentaram crescimento das vendas: supermercados (4,1%) e farmácias e perfumarias (1,9%).

Em meio a esse cenário, a entidade acredita que a retomada das vendas ainda permanece distante. As projeções apontam que as vendas em agosto voltarão a cair, ao redor de 6% ante o mesmo mês de 2014. No ano, a federação prevê um recuo de 7% nas vendas em comparação com o ano passado, o que representará o pior desempenho registrado desde que a pesquisa foi iniciada.

TAGS