PUBLICIDADE
Notícias

Queda no comércio alimenta desemprego e recessão, avalia Fecomércio RJ

11:25 | 14/10/2015
A Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio RJ) afirmou que o desempenho ruim do setor em agosto reforça a complexidade da atual situação da economia e confirma a intensificação da queda nas vendas, como já sinalizavam indicadores de emprego e renda.

A entidade alerta ainda para as consequências da desaceleração do varejo para toda a economia. "E quanto menor o giro do comércio, menores as encomendas à indústria, mais fraca a disposição das empresas em investir e contratar, o que alimenta ainda mais esse círculo de desemprego e recessão", diz nota publicada na manhã desta quarta-feira, 14.

Na comparação interanual, o recuo nas vendas do comércio varejista chegou a 6,9% em agosto, após retrações menos intensas de 3,9% em julho e de 2,7% em junho, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A federação fluminense avalia que as dúvidas quanto aos cenários econômico e político afetam a tomada de decisão de consumidores e empresários e, por isso, afirma ser "urgente romper com esse círculo de incertezas". A Fecomércio RJ cobra medidas do Executivo e Legislativo nacionais que não sejam aumento de impostos e da burocracia.

De acordo com a entidade, "não é hora de mais improvisos, mas do cumprimento de reformas estruturais capazes de reduzir o peso do Estado na economia, estabelecer condições mínimas à produtividade das empresas, ao investimento e, na sequência, à retomada do crédito e do consumo".

TAGS