PUBLICIDADE
Notícias

Presidente do BC do Egito deixará o posto em novembro

15:10 | 21/10/2015
O presidente do Banco Central do Egito, Hisham Ramez, que supervisionou a política monetária durante um período tumultuado da economia nacional, deixará o cargo em novembro, ao fim de seu mandato, informou nesta quarta-feira o escritório presidencial.

Ramez sai do posto após quase três anos e será substituído por Tarek Amer, um importante banqueiro, em 27 de novembro, disse o comunicado oficial. A mudança ocorre num momento em que o país do norte africano enfrenta vários desafios econômicos, como o alto desemprego, um grande déficit fiscal e um estoque modesto de moeda estrangeira. O próprio BC está sob pressão para desvalorizar fortemente a moeda local, apesar das preocupações com a inflação.

Nesta semana, o BC egípcio permitiu que a libra egípcia recuasse ligeiramente ante o dólar. Pela primeira vez a moeda rompeu a barreira de 8 libras ante o dólar nas negociações oficiais, chegando mais perto de seu valor de mercado. Muitos no governo, porém, querem uma desvalorização mais rápida, segundo a imprensa local, o que pode ter levado à saída de Ramez. O antecessor dele ficou no posto por cerca de uma década, até Ramez assumir em 2013.

A economia egípcia luta para se recuperar após anos de distúrbios políticos. Várias autoridades do governo teriam dito que é preciso enfraquecer mais a moeda, em vez de usar mais reservas em moeda estrangeira - que estavam em US$ 16,3 bilhões no fim de setembro - para apoiar o câmbio.

No mês passado, o Fundo Monetário Internacional (FMI) disse que o Egito deve caminhar para uma política cambial mais flexível, que ajudaria também na competitividade e apoiaria as exportações e o turismo. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS