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Para acompanhar a obra de perto

01:30 | 17/10/2015
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O cumprimento do prazo de entrega do imóvel adquirido na planta é dúvida comum entre os clientes. Para passar mais segurança aos compradores, empresas têm investido na informação constante sobre desenvolvimento da obra.

 

“Informar o cliente sobre o processo o deixa mais tranquilo e fortalece a relação com a empresa”, afirma André Montenegro, presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará (Sinduscon-CE).


Para ele, a transparência é uma forma de marketing positivo e pode ser um aliado em casos de atraso na entrega por problemas que não são de competência da construtora. “O cliente vai entender que a empresa vinha cumprindo os prazos, mas que o possível atraso não foi culpa dela”.

 

Ferramentas

Os clientes da construtora Dias de Sousa são informados mensalmente pela internet, tanto com o envio de e-mails, como publicações no site da empresa. Para inovar e estreitar o relacionamento pessoal com o cliente, são realizadas visitas guiadas por técnicos às obras. “É uma forma de ser honesto com o cliente e passar credibilidade sobre o que está sendo feito”, afirma Patriolino Dias, diretor executivo.

 

A internet também foi a maneira escolhida pela Colmeia. “Os clientes hoje são muito ocupados, acham melhor ser informados pela internet do que participar de reuniões”, conta. A construtora também disponibiliza um número de telefone específico para quem já adquiriu alguma unidade.


Aproveitando a presença dos clientes nas redes sociais, a Muza Construtora posta a execução das obras também em uma página no Facebook. “Os clientes já estão acostumados a receber a informação pela rede social. Quando demoramos a postar o número de ligações aumenta para saber o que houve”, diz Marx Costa, responsável pelo marketing da Muza.


Já a MRV desenvolveu um aplicativo, que está em fase de testes, para que o comprador possa acessar as informações da obra pelo celular.

 

Quem comprou

Suely Alves é professora universitária e comprou um apartamento na planta. Com 14% da obra concluída ela acompanha o andamento pela internet e faz visitas ao canteiro de obras. “Nessa fase inicial faço poucas visitas porque não entendo muito do processo. Mas quando estiver mais próximo da entrega a expectativa aumenta e devo visitar mais”, explica.

 

A professora conta que observa o cumprimento dos prazos de cada fase pelo que é divulgado, e que optou pelo imóvel na planta por conta do pagamento facilitado, além da entrega coincidir com o período do casamento. Antes de fazer a escolha Suely pesquisou o respeito às datas de outras obras da mesma empresa.

 

Frase

 

"Informar o cliente sobre o processo o deixa mais tranquilo e fortalece a relação com a empresa"
 

CONSUMIDOR


Seus direitos

De acordo com o advogado especialista em direito imobiliário, Rodrigo Costa, o comprador tem o direito de visitar e acompanhar a construção do imóvel. “A empresa só pode barrar a visita do cliente por motivos de segurança. Com uma justificativa coerente”.

 

Costa alerta ainda para que apesar de não poder impedir a visita, a construtora não tem obrigação legal de manter o cliente informado. “Ela tem que cumprir o prazo de entrega e ainda assim, há contratos que prevêem uma margem de atraso”, explica.


“O construtor pode estabelecer regras de horário para visita como forma de organização”, pontua Eric C. Parente, advogado da Itamar & Espíndola Advogados Associados.


Em caso de identificação de atraso, Parente indica o comprador deve notificar a reclamação ao responsável e buscar um entendimento.

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