PUBLICIDADE
Notícias

Japão revisa produção industrial de agosto ante julho, de -0,5% para -1,2%

10:35 | 15/10/2015
O governo do Japão revisou para baixo sua estimativa para a produção industrial de agosto ante julho, para queda de 1,2%, de recuo de 0,5% originalmente.

Segundo o Ministério do Comércio japonês, fabricantes de veículos, máquinas e chips reduziram a produção em agosto, em meio a preocupações com a desaceleração da China, que abalaram os mercados financeiros globais durante o mês.

A revisão é particularmente surpreendente, levando-se em conta que a leitura preliminar já havia desapontado os investidores há duas semanas. Na ocasião, os economistas haviam previsto aumento na produção.

Para o economista-chefe da Meiji Yasuda Life Insurance, Yuichi Kodama, a revisão aumenta as chances de o Produto Interno Bruto (PIB) do Japão ter encolhido pelo segundo trimestre consecutivo entre julho e agosto, o que configuraria que o país entrou em recessão.

Como PIB e produção industrial costumam se mover na mesma direção, Kodama agora calcula que o PIB japonês teve contração de 0,9% no terceiro trimestre, após recuar 1,2% nos três meses anteriores. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS