PUBLICIDADE
Notícias

Vendas a prazo caem 5,43% e têm sétima queda consecutiva

No acumulado do ano até agosto, varejo observa queda de 3,09% no volume de vendas parceladas

09:35 | 04/09/2015

O número de consultas para vendas a prazo do banco de dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) teve um novo recuo de 5,43% em agosto na comparação com o mesmo mês do ano anterior, ante um recuo de 3,26% em julho. É a sétima queda consecutiva do indicador anual.

Segundo o presidente da CNDL, Honório Pinheiro, a piora nas vendas é um reflexo direto da economia em recessão técnica. "O consumidor brasileiro tem visto sua renda recuar, afetada pela inflação cada vez mais alta, que diminui o poder de compra", diz Pinheiro. "Além disso, os brasileiros estão com maior dificuldade de encontrar emprego, o que também impacta no orçamento das famílias."

Na variação mensal, mais volátil, o indicador mostra um leve recuo de 0,41% em agosto ante o mês anterior - em julho, a comparação mensal teve um avanço de 3,23%.

Os dados negativos se refletem na queda do acumulado no ano até agosto: -3,09%, uma piora em relação aos -2,73% verificados em julho.

 

Redação O POVO Online 

TAGS