PUBLICIDADE
Notícias

Rebaixamento vai 'baixar bola' do Congresso, diz senadora do PMDB

12:25 | 10/09/2015
A presidente da Comissão Mista do Orçamento (CMO), senadora Rose de Freitas (PMDB-ES), afirmou nesta quinta-feira, 10, que o rebaixamento da nota do Brasil pela agência da classificação de risco Standard & Poor's vai dar uma "baixada de bola" no Congresso. Para ela, a redução do rating do Brasil já era esperada e obrigará o País a se empenhar ainda mais no ajuste.

Desde o início do ano, o Congresso, principalmente a Câmara dos Deputados, vem sofrendo críticas de que compromete o ajuste fiscal ao ampliar gastos da União e dificultar a tramitação de medidas enviadas pelo Poder Executivo. Para a senadora, o Congresso agora vai ficar mais afinado nas discussões, já que a preocupação com a economia aumentou.

"O Congresso não pode achar que só por não votar impostos ajuda população", afirmou, ressaltando que também não se pode esquecer o que afirma o ministro da Fazenda. Ela defende que as propostas do Executivo precisam ser melhor costuradas para que não seja criada uma nova crise política.

Ao chegar ao ministério da Fazenda pela manhã, a senadora não deixou claro se irá se reunir com Joaquim Levy. O deputado Ricardo Barros (PP-PR), relator da proposta de Orçamento de 2016, também está no ministério. Levy participa de reunião de coordenação política com a presidente Dilma Rousseff. Os secretários do Tesouro Nacional, Marcelo Saintive, e da Receita Federal, Jorge Rachid, entraram no prédio sem falar com a imprensa.

TAGS