PUBLICIDADE
Notícias

Presidente da Mercedes-Benz defende acolhimento de refugiados

21:21 | 14/09/2015
O chairman da Mercedes-Benz, Dieter Zetsche, fez um discurso em defesa do acolhimento dos refugiados que chegam à Europa. A maioria vindos de países como Síria, Afeganistão, Iraque e Eritreia. Para ele, “quem conhece o passado e pensa o futuro não pode rejeitar os refugiados”. Dieter, que é turco, destacou terem sido em boa medida os imigrantes os responsáveis pela reconstrução da Alemanha nos anos 1950 do pós-guerra.

Para ele, o assunto imigração deve ser tratado não apenas com o coração, mas com a razão. Ele comparou o papel dos imigrantes na Europa e nos Estados Unidos. Afirmou que um quarto das empresas norte-americanas nasceram de imigrantes. “Nem todos os que vêm para a Alemanha são brilhantes, mas muito sim”.

No discurso, bastante aplaudido, Dieter anunciou que a Mercedes-Benz irá doar 1 milhão de euros aos refugiados e para cada euro doado por um dos 280 mil funcionários em 150 países a empresa dará igual quantia, dobrando portanto o volume.

Na manhã desta segunda, dia 14, o vice-chanceler alemão, Sigmar Gabriel, dissera que a Alemanha pode receber até um milhão de refugiados neste ano, acima da estimativa oficial de 800 mil. Ao jornal alemão Tagesspiegel, Gabriel criticou os demais países europeus. Ele atribuiu o estouro da meta ao que definiu como apatia europeia na crise de refugiados. No domingo, o país voltou a controlar as fronteiras com mais rigor. O que preocupa é o grande contingente de refugiados ao mesmo tempo.

A fala de Dieter surpreendeu os jornalistas que cobriam a prévia dos lançamentos que a montadora alemã fará no Salão de Frankfurt. Ele falava de novas tecnologias quando começou a tratar do assunto. Na manhã desta terça-feira, dia 15, às 9h30min, haverá a entrevista coletiva de apresentação. O POVO foi o único jornal do Ceará convidado pela associação das montadoras no Brasil, a Anfavea, para cobrir o evento.

*O jornalista viajou a convite da Anfavea.
TAGS